Citroën prepara Cactus para ter um SUV nacional de verdade em 2017
A divisão brasileira da Citroën já iniciou o estágio final de desenvolvimento do Cactus nacional. A informação é do colunista de UOL Carros Fernando Calmon.
O crossover está sendo preparado para lançamento em 2017 e será "ainda mais enfeitado" do que o já excêntrico modelo vendido na Europa. Terá, assim, adereços pseudo-aventureiros, como suspensões elevadas e barras longitudinais de teto, além das soluções de carroceria (bolhas de ar) do europeu.
Apesar de enfim ter um modelo mais realístico para chamar de "SUV", no curto prazo a Citroën não deve matar o Aircross, recentemente reestiizado. O Cactus terá porte maior e terá também preço superior.
Já mostrado no Salão de São Paulo 2014, ainda na configuração importada, o Cactus deve voltar ao evento na edição 2016 como modelo nacional.
Em 2015 uma unidade pesadamente camuflada chegou a ser flagrada pelos parceiros da Car and Driver Brasil.
Base e motorização
Apesar do nome remeter à família de modelos médios, a plataforma do C4 Cactus (aqui e lá fora) é uma derivação esticada da PF1, a mesma que dá origem ao próprio Aircross, além de C3 e dos Peugeot e 2008, todos compactos produzidos em Porto Real (RJ).
Motorização é tema mantido a sete chaves pelo grupo PSA, mas uma das apostas lógicas é o 1.6 THP turboflex, de 165/173 cv, acoplado à bem aceita transmissão automática de seis velocidades.
UOL Carros também apurou que há chances de o crossover promover a estreia da derivação turbo do 1.2 3-cilindros PureTech nas versões de entrada. Devido ao peso, ao porte e à proposta mais requintada do veículo, versões naturalmente aspiradas estão descartadas.
Lançamentos próximos... e distantes
Segundo fontes consultadas por Calmon e também por nossa reportagem, o grupo PSA trabalha em outras alterações para a Citroën para os próximos dois anos. Uma das mais urgentes é a adaptação da plataforma PF1 para receber a caixa automática de seis marchas mesmo com o motor 4-cilindros, novidade que pode pintar ainda este ano em Aircross e 2008.
O C4 Lounge produzido na Argentina será reestilizado para 2017, recebendo pequenas alterações externas e outras mais profundas no acabamento interno, para surfar na onda dos novos sedãs.
Sem condições de trazer a nova base modular compacta, a EMP1, a Citroën fará apenas reestilização do hatch C3 nacional, também em 2017. Nada de nova geração, portanto -- essa estreia na Europa durante o Salão de Paris, em setembro. Aircross deve ser modificado outra vez só em 2018.
Nesse ínterim, outra aposta poderá ser em utilitários como furgões leves e até uma possível picape média derivada do modelo que será lançado pela coirmã Peugeot.
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