Topo

Usa celular ao volante? Aprenda a espelhar Android no seu carro

VW estreou MirrorLink; veja como funciona

UOL Carros

Do Auto+

03/07/2016 10h00

O serviço de espelhamento de celulares veio para ficar. Hoje é praticamente impensável que um projeto novo chegue ao mercado sem oferecer alguma interface do tipo, seja MirrorLink (projeção integral da tela e todas as suas funções), CarPlay e Android Auto, estes últimos chancelados oficialmente por Apple e Google, respectivamente.

Uma das metas é tentar inibir a tentação de se usar o celular ao volante, prática cada vez mais comum e que, além de aumentar muito os riscos de acidente, passou a ser considerada infração gravíssima, com perda de sete pontos na CNH (carteira de habilitação) e multa de R$ 293,47.

A diferença para o MirrorLink é que CarPlay e Android Auto restringem o acesso apenas a funções consideradas seguras por suas empresas criadoras. No caso do Google, é possível utilizar Maps, aplicativos de reprodução de áudio, telefonia e mensagens de texto (SMS ou Whatsapp, sempre via comandos de voz), e consultor de notícias.

UOL Carrosexplicou como o dispositivo funciona. Quer aprender mais um pouco? Confira a videorreportagem de Marcelo Sant'Anna, dos parceiros do Auto+.

Atualmente os seguintes modelos oferecem o sistema: Chevrolet Cobalt, S10 e Cruze; Honda Accord; Volkswagen Gol, Voyage, Saveiro, Fox, Golf, Jetta, Passat, Tiguan e Fusca. Não tem nenhum deles? É possível comprar uma central à parte por cerca de R$ 1.600.