Carros

Direção defensiva ajuda a evitar acidentes; assista e aprenda

Leonardo Felix

Do UOL, em Tuiuti (SP)

30/05/2016 08h00

Dirigir no trânsito pesado das grandes cidades brasileiras requer muita atenção. Mesmo assim, qualquer motorista está sujeito a situações em que terá de agir rápido para evitar ou minimizar um acidente.

Mas qual a maneira certa de frear ou desviar de um obstáculo quando a colisão parece inevitável? UOL Carros foi a uma pista de testes em Tuiuti (SP) participar de curso de direção defensiva promovido pela Renault, e mostra na prática o modo correto de atuar numa circunstância de emergência.

Neste vídeo vamos exibir o resultado de três testes: o de frenagem calibrada (o condutor aprende a usar a dose certa de pressão sobre o pedal de acordo com a distância disponível); o de frenagem sobre o piso molhado (com e sem auxílio do ABS, o sistema antitravamento); e o de alce (desvio rápido de obstáculos sem perder a estabilidade).

Em todos eles, além de dar dicas sobre como agir para minimizar os riscos (ou a gravidade) de uma colisão -- a primeira lição é a postura do motorista no banco do carro --, constatamos também como auxílios eletrônicos tipo ABS (freios antitravamento) e controle de estabilidade são essenciais para tornar a condução mais precisa e segura.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo