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Novo Honda Civic anda como carro premium; preço deve ser problema

Novo Civic quer bater rivais e sedãs premium. Consegue?

André Deliberato

Do UOL, em Los Angeles (EUA)

18/05/2016 00h01

Com a tendência mundial de carros mais completos e unificados entre os mercados, o antigo dono de sedã começou a trocar modelos médios por premium de entrada, mesmo que menores. Após perder vendas para Audi e Mercedes, a Honda agora quer tirar emplacamentos das alemãs com o novo Civic.

UOL Carros foi até Los Angeles, na Califórnia (EUA), conhecer a décima geração do modelo, que por lá já é chamado de "The Civic", ou "O Civic", em referência ao fato de ser considerado pela imprensa local como o melhor Civic de todos os tempos -- as vendas já superam as de best sellers locais.

O carro chega ao Brasil no segundo semestre, pouco antes do Salão do Automóvel de São Paulo, que começa em novembro, com a mesma proposta.

Será que vai repetir o sucesso?

Civic Premium

Nos Estados Unidos, em apenas quatro meses, o novo Civic bateu o Audi A3 Sedan e se tornou o carro mais vendido do país, superando até mesmo os dois mais vendidos do país, Toyota Camry e Honda Accord -- que lá são considerados carros médios e comprados por consumidores jovens, de 30 a 40 anos (o Civic por lá é, originalmente, carro de "moleque", tendência que começa a mudar aos poucos).

Mudar a proposta, entretanto, gera riscos. O preço alto é o principal deles: o Civic Sedan custa a partir de US$ 18.640 nos EUA, cerca de R$ 65,2 mil em conversão direta, sem impostos ou taxas. Mas a versão Touring, topo de gama e que testamos, sai por iniciais US$ 26.500 (quase R$ 92 mil), podendo chegar a US$ 30 mil se equipada com todos os opcionais (aproximadamente R$ 104 mil).

Apenas para situar, acaba sendo mais cara que Audi A3 Sedan e Mercedes-Benz CLA, nos EUA. Traduzindo: não será um carro barato também no Brasil. Dificilmente, pelo que UOL Carros apurou, a configuração de topo terá preço inferior a de R$ 110 mil. Os rivais alemães partem de R$ 100 mil e orbitam a faixa dos R$ 140 mil em configurações completas.

Outro patamar

A missão do Civic também é (re)conquistar a cartela de clientes que possuem ou já possuíram alguma geração do modelo, sem reduzir as boas vendas do HR-V.

A empresa também não planeja estimar volume: a proposta é oferecer o melhor sedã médio do mercado e acreditar que o público enxergará a superioridade do carro. Resta saber se isso funcionará num mercado conservador como o nosso -- e com oferta de crédito ainda restrita.

Tudo novo

Começando pelo desenho, tudo é novo no Civic Touring, representante avaliado da décima geração. A frente se assemelha à do novo Accord, principalmente por causa dos faróis full-LED que "se ligam" por meio de uma enorme barra cromada que atravessa toda a grade frontal.

Os para-choques são bojudos e esportivos.

A silhueta evolui consideravelmente se comparada à do atual. O caimento do terceiro volume na traseira, antes mais conservador, agora dá lugar a um estilo notchback, esportivo e moderno. Essa ousadia de carroceria, aliás, justifica o nome Touring, que pra muitos pode remeter até mesmo a station wagons.

O novo Civic tem 4,63 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,41 m de altura e 2,70 m de entre-eixos -- o atual tem 4,53 m, 1,76 m, 1,45 m e 2,67 m.

Basta olhar os números para perceber que o carro está maior, mais largo e mais espaçoso, apesar de mais baixo. A Honda reposicionou os bancos e conseguiu mais espaço, principalmente para as pernas. E ainda deu para nivelar o porta-malas ao dos rivais: são 530 litros, contra 449 l do anterior.

Interior refinado

Por dentro a evolução também é grande: o painel em dois andares some e dá lugar a uma tela em TFT no quadro de instrumentos -- herança do atual Civic Type R.

O console central ganha molde ao estilo HR-V, dividido em duas partes (na parte de baixo a Honda posicionou as entradas USB, auxiliar e HDMI). O painel traz uma tela tátil colorida de sete polegadas fácil de mexer e intuitiva, mas que fica bem próxima aos comandos do ar-condicionado, criando certa confusão -- é comum usar o botão giratório que aumenta e diminui a temperatura na expectativa de alterar o volume do sistema de áudio, por exemplo.

Fora isso, o Civic Touring traz lista de equipamentos bastante completa, semelhante às dos rivais alemães de luxo. 

Divulgação
Silhueta evolui e ganha estilo notchback, mais esportiva e moderna que a do Civic atual Imagem: Divulgação

Direção eletroassistida, ar-condicionado digital automático (os comandos podem ser controlados pelos botões ou pelo próprio sistema interativo); controle eletrônico de tração e estabilidade; assistente de partida em rampas; freio de estacionamento por botão; teto solar; alerta de saída de faixas e de eventual colisão dianteira, frenagem automática; controle de cruzeiro adaptativo (ACC); volante multifuncional com teclas sensíveis ao toque; bancos com ajustes elétricos e ventilados; câmera de ré com sensores de aproximação; detector de ponto cego e câmera no retrovisor (como no Accord) e até mesmo um carregador de celular por indução (sem necessidade de cabo) no painel são os maiores destaques na lista.

Para o sistema multimídia, o carro oferece 450 watts de potência distribuídos em dez alto-falantes, além de possibilidade de projeção do celular por espelhamento, CarPlay, AndroidAuto e sistema de navegação por GPS.

Resta a dúvida se tamanho conteúdo de equipamentos será reproduzido fielmente no Brasil, justificando o preço mais elevado -- ou "limado", para ajustar o novo Civic aos preços de rivais do segmento médio.

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