Topo

Nissan Kicks surge em maio para acompanhar a Tocha Olímpica

Folder ainda esconde visual do Kicks, o carro oficial dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 - Divulgação
Folder ainda esconde visual do Kicks, o carro oficial dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/04/2016 08h00

A Nissan confirmou na segunda-feira (11) informação dada por UOL Carros sobre o Kicks, há quase um ano: o pequeno SUV chega em breve para ser o carro oficial das Olimpíadas do Rio de Janeiro. O plano de divulgação envolve colocar uma unidade do modelo acompanhando a Tocha Olímpica.

Pela estratégia, o carro real deve ser apresentado no dia 2 de maio, em sua primeira aparição oficial. 

No dia seguinte, 3 de maio, começa o périplo da Tocha, que vai percorrer mais de 300 cidades a partir de Brasília (DF), terminando seu ciclo na cerimônia de abertura dos Jogos, no Rio.

Ter o Kicks como espécie de "guarda-costas" da Tocha é uma estratégia para colocar o carro na mídia de forma espontânea: o trajeto deve ser transmitido por redes de TV, publicações impressas e online. Além disso, será acompanhada por milhares de espectadores e milhões de telespectadores.

Não é segredo que a Nissan pensa alto e quer receber a medalha de ouro de vendas entre SUVs com o Kicks.

Competição acirrada

O utilitário, que até agora só apareceu em formato conceitual, será produzido no Brasil, na sede da marca em Resende (RJ), além de em outras fábricas da Nissan pelo mundo a partir de 2017. Antes da produção local em ritmo cheio, pode ter unidades importadas do México.

O Kicks será mais um concorrente do disputado segmento de SUVs compactos, que atualmente conta com Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford EcoSport, Renault Duster, Chevrolet Tracker, Peugeot 2008 e JAC T5, entre outros.

"Esta ação nos remete ao esforço da Nissan no passado, quando o [sedã] Cedric Special foi utilizado para levar a Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que foi realizado no ano seguinte ao lançamento do veículo, em 1964", afirma François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.