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Assista ao resultado da primeira "barbeiragem" de carro do Google

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/03/2016 17h41

Ao que tudo indica, o acidente relatado esta semana com um carro autônomo de testes do Google foi um típico caso de inexperiência de trânsito. O primeiro caso de "barbeiragem" de um veículo autônomo na história.

UOL Carros conseguiu imagens do pós-acidente, divulgadas no YouTube por Joshua Smith, que autorizou nosso uso, e que mostram apenas o estrago feito no SUV híbrido da empresa. Mas ela admite: houve erro de avaliação. 

É corriqueiro: você está parado junto ao meio-fio e decide sair com o carro. Ou está na faixa da direita, o trânsito para, e você decide mudar para a faixa ao lado, onde o tráfego circula livremente.

E aí comete o erro: não vê outro carro se aproximando, ou não indica corretamente seu movimento (seja por seta, o mais correto, ou algum aceno ao motorista próximo) e acaba batendo. 

Bateu como?

Foi esse o problema com o Luxus RX450h adaptado com sensores e radares nas ruas de Mountain View, cidade onde está a sede do Google, no dia 14 de fevereiro.

Sem perceber a chegada de um ônibus, acabou colidindo em baixa velocidade -- o carro a menos de 4 km/h, o ônibus a 15 km/h. Não houve feridos.

Relatório do Google publicado pelo site "The Verge" indica: "Ele [o SUV autônomo] detectou sacos de areia perto de um bueiro bloqueando seu caminho [na faixa da direita], por isso definiu uma parada necessária".

"Após esperar a passagem de alguns veículos, nosso carro, ainda em modo autônomo, começou a manobrar de ré para depois fazer outra manobra em direção ao centro da pista, a cerca de 2 mph (quase 4 km/h)".

Segundo o Google, nem o sistema automático do carro, nem o técnico que estava na cabine discerniram corretamente o que fazer: 

"Nosso carro tinha detectado o ônibus se aproximando, mas previu que ele iria reduzir, porque estávamos à frente dele. Nosso piloto de testes, que estava observando o ônibus pelo espelho, também esperava o ônibus se retardar ou parar. E podemos imaginar que o motorista assumiu que iríamos ficar parados".

"Neste caso, claramente temos alguma responsabilidade, porque se o nosso carro não tivesse se movimentado nenhum acidente teria ocorrido", conclui a empresa.

De 2006 até então, aponta o Google, foram menos de 20 acidentes com os autônomos de teste, todos provocados por humanos em outros veículos. Em apenas um deles, em julho do ano passado, alguém se feriu.

Como foi o acidente anterior do Google

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