Topo

Novos Gol e Voyage partem de R$ 34.890 para voltar a vender

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/02/2016 20h17Atualizada em 23/02/2016 12h14

Novidades das linhas Gol e Voyage foram reveladas pela Volkswagen nesta segunda-feira (22), em evento dedicado à imprensa especializada em São Paulo (SP). UOL Carros já mostrou as principais alterações ao público e agora divulga os preços e detalhes de cada versão:

+ Volkswagen Gol 1.0 Trendline -- R$ 34.890
Versão de entrada oferece de série itens como direção hidráulica; os obrigatórios airbag duplo e freios ABS (antitravamento), com EBD (sistema distribuidor da força de frenagem); sistema de partida a frio sem tanquinho adicional; banco do motorista com ajuste de altura; desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro; faróis com máscara escurecida; grade dianteira pintada de preto; painel de instrumentos com conta-giros; para-choques pintados na cor do carro; para-sóis com espelhos de cortesia; porta-revistas no encosto do banco dianteiro do lado direito; preparação para sistema de som; travas elétricas; vidros elétricos dianteiros e rodas de aço aro 14 calçadas por pneus 175/70 com super calotas.

Opcionalmente, esta versão oferece ar-condicionado, sistema de interatividade "Media" (rádio simples, mas com Bluetooth e entradas USB, SD e auxiliar) e o "Composition Touch" (mais avançado, com tela tátil colorida de 5 polegadas), sendo que um anula o outro caso o cliente opte por algum dos sistemas.

O motor é o mesmo 1.0 EA211 de três cilindros já existente na linha Fox e up!, capaz de render 82 cv e 10,4 kgfm de torque (dados com etanol; 75 cv e 9,7 kgfm com gasolina). O câmbio é o mesmo MQ200 do atual, manual de cinco marchas.

+ Volkswagen Gol 1.6 Trendline -- R$ 40.190
Além do motor maior, há apenas dois detalhes que diferem os equipamentos do Trendline 1.6 aos do 1.0. O Gol com motor maior volta a ter tanquinho de combustível para partidas a frio e as rodas, ainda de 14 polegadas, passam a ser calças por pneus 185/65 R14. O motor 1.6 rende 104 cv e 15,6 kgfm de torque com etanol (101 cv/15,4 kgfm com gasolina). Os opcionais são os mesmos.

+ Volkswagen Gol 1.0 Comfortline -- R$ 42.690
A versão intermediária do hatch adiciona ao pacote de série equipamentos como ar-condicionado; terceiro apoio de cabeça para os passageiros traseiros; chave canivete; computador de bordo I-System; retrovisores com repetidores de luz de seta integrados; faróis e lanterna de neblina; grande dianteira em preto brilhante com inserto cromado; limpador do para-brisa com temporizador; abertura elétrica e iluminação no porta-malas; maçanetas e retrovisores na cor do carro; rodas de aço de 15 polegadas com pneus 195/55 R15 e calotas; travas e vidros elétricos dianteiros e sistema de interatividade "Media Plus", que uma evolução do "Media", com Bluetooth com função streaming e entradas USB, SD e auxiliar, mas que pode interagir com os sistemas de auxílio de estacionamento (exibindo na tela a silhueta do veículo em manobras) e com o volante multifuncional.

Entre os opcionais estão um novo tipo de revestimento interno (com detalhes em azul); pacote Urban, que é composto por rodas de liga leve aro 15, tampa do porta-malas com abertura por controle remoto, travamento elétrico por comando remoto, vidros elétricos traseiros e dianteiros, retrovisor direito com função tilt-down (que rebate o espelho para manobras) e sensor de estacionamento traseiro; sistema multimídia "Composition Touch" (tela tátil colorida de 5 polegadas) que agrega suporte para celular no painel, volante multifuncional e mais funções ao computador de bordo I-System; e o sistema multimídia "Discover Media" (o mais completo, com tela tátil colorida de 6,33 polegadas), que adiciona sistema de navegação e sensores para comandos de voz.

+ Volkswagen Gol 1.6 Comfortline -- R$ 47.490
A mesma configuração de equipamentos do 1.0, mas com o motor 1.6 de 104 cv e 15,6 kgfm (101 cv/15,4 kgfm). Na configuração 1.6, o Gol Comfortline ainda pode ser equipado com o câmbio automatizado I-Motion e o pacote Urban pode acrescentar rodas de liga de 16 polegadas.

Além disso, a Volks vai oferecer durante os primeiros do carro nas lojas meses uma versão especial, baseada na Comfortline, chamada Connect -- representada por uma cor azul especial --, que inclui o sistema Discover Media e todos os opcionais citados acima, a partir de R$ 45.190.

+ Volkswagen Gol 1.6 Highline -- R$ 51.990
A versão topo de gama da família Gol 2016 traz, além do nível de acabamento mais sofisticado por causa dos tons mais claros do revestimento, todos os itens mencionados até agora dentro do pacote de série -- o rádio de entrada é o Composition Touch -- e outros equipamentos como frisos e insertos cromados espalhados pela carroceria; lanternas escurecidas; e pedaleiras esportivas, entre outros detalhes. Opcionalmente, o Gol topo de linha oferece o sistema Discover Media e um pacote chamado "Highline completo" que adiciona ao carro rodas de liga leve aro 16, bancos em couro, apoios de cabeça traseiros com ajuste de altura, encosto do banco traseiro bipartido, piloto automático (sistema controlador automático de velocidade), função coming/leaving home dos faróis (que permanecem acesos por alguns segundos para localização do carro), retrovisor eletrocrômico antiofuscante e sensores de chuva e crepuscular.

E o Voyage?

O sedã oferece o mesmo catálogo do Gol, em todas as versões (Trendline, Comfortline e Highline), com os mesmos equipamentos em cada versão -- há uma única diferença nas rodas do Voyage de entrada, 1.0 Trendline, que são 185/65 R14, e não 175/70. Assim como o hatch, ele oferece motor três-cilindros 1.0 flex, 1.6 flex e transmissões manual ou automatizada I-Motion (só no 1.6), ambas de cinco marchas. O pacote especial "Connect" não existe para o sedã.

Estes são os preços do Voyage:

+ Volkswagen Voyage 1.0 Trendline -- R$ 40.990
+ Volkswagen Voyage 1.6 Trendline -- R$ 44.590
+ Volkswagen Voyage 1.0 Comfortline -- R$ 46.490
+ Volkswagen Voyage 1.6 Comfortline -- R$ 49.790
+ Volkswagen Voyage 1.6 Highline -- R$ 55.290

Os dois carros chegam às lojas até o final deste mês, com três anos de garantia total, três cores de revestimento interno (dependendo da versão) e oito opções de cores, sendo dois tipos de prata (um mais claro e um mais escuro), dois azuis (claro e escuro), um cinza, um vermelho, um preto e um branco. A meta da Volks é fazer o Gol se recuperar no ranking de vendas, não para recuperar o topo, mas para ao menos não sair de perto dos atuais líderes.

UOL Carros participa de um test-drive com o modelo nos próximos dias e publica suas impressões sobre as mudanças oportunamente.

Atualização: os motores 1.0 3-cilindros do novo Gol são da famíia EA211, e não EA111.