Topo

VW não divulga balanço anual após escândalo com motores a diesel

Do UOL, em São Paulo (SP)

Com agências

05/02/2016 17h15

A Volkswagen decidiu adiar a divulgação de seus resultados anuais devido a "questões em aberto" após o escândalo descoberto em 2015 sobre veículos da marca, movidos a diesel, capazes de fraudarem testes de emissões de poluentes. Ainda não foi definida uma nova data.

O anúncio foi feito pela empresa nesta sexta-feira (5), em nota oficial divulgada para investidores. A companhia também adiou sua entrevista coletiva anual com a imprensa, antes prevista para 10 de março, e o encontro anual de acionistas, até então marcado para 21 de abril.

Na nota, a empresa afirma que "vai alcançar o resultado mais transparente e confiável dentro do possível para acionistas e demais públicos". A divulgação do relatório sobre a fraude, indicando os responsáveis, continua prevista para a segunda quinzena de abril, de acordo com a marca.

Primeiro prejuízo trimestral em 15 anos

A VW divulgou em outubro os dados referentes ao terceiro trimestre de 2015: prejuízo operacional de 3,48 bilhões de euros. Foi o primeiro prejuízo trimestral da empresa em 15 anos -- por causa de mudanças contábeis, a Volks não foi capaz de precisar quando o último prejuízo ocorreu.

Na época, a companhia disse esperar que o lucro operacional de 2015 ficasse "significativamente abaixo" do recorde atingido em 2014, de 12,7 bilhões de euros.

Vice

Em consequência disso, após ter sido líder de vendas mundiais durante os seis primeiros meses de 2015, a Volkswagen perdeu o primeiro lugar para a Toyota, que ficou com a medalha de ouro pelo quarto ano seguido.

A Volkswagen já lidava com uma queda nas vendas na China quando o escândalo das emissões a forçou a paralisar as vendas de carros a diesel em alguns mercados e a se esforçar para consertar 11 milhões de veículos.