Topo

Nova marca mostra supercarro de 1.000 cv na CES e desafia indústria

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/01/2016 16h33

Diretores da recém-criada Faraday Future, empresa norte-americana nascida em 2015, apresentaram nesta terça-feira (5) na CES 2016, maior feira de tecnologias do mundo que acontece em Las Vegas (Estados Unidos), o FFZERO1 Concept, protótipo de superesportivo elétrico de mais de 1.000 cavalos que mais parece protótipo da categoria LMP1 da tradicional corrida das 24 Horas de Le Mans.

Trata-se do primeiro carro desenvolvido pela nova empresa, que informa ter recebido investimento de US$ 335 milhões de um bilionário chinês e incentivos locais de US$ 1 bilhão para a instalação de uma fábrica no estado de Nevada.

Vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Nick Sampson foi polêmico durante seu discurso, desafiou a atual indústria automotiva global e disse que o FFZERO1 deve ser produzido nos próximos anos. "Você não precisa ter uma história de 100 anos para saber como a próxima geração de veículos e meios de transporte deve ser, no visual e na prática", afirmou.

O iPhone dos carros

De acordo com o executivo, a Faraday Future quer promover uma transformação na mobilidade semelhante ao que a Apple fez no mercado de aparelhos celulares com o iPhone. Sampson também confirmou que todos os carros que a marca vier a produzir serão elétricos, exatamente como a Tesla, outra marca originária dos EUA, que tenta crescer por este caminho há cerca de uma década.

A promessa do fabricante é de que o modelo possa acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e sua velocidade máxima deve superar 320 km/h. Segundo a marca, quatro motores elétricos, um para cara roda, são os responsáveis pela propulsão. A carroceria é feita por meio da mistura entre fibra de carbono e materiais leves, além de liga de alumínio. O interior carrega apenas uma pessoa.