Topo

Controle de estabilidade será item obrigatório no Brasil em 2022

Alguns carros vendidos no país, como o Palio Fire, passam longe de ter o equipamento - Murilo Góes/UOL
Alguns carros vendidos no país, como o Palio Fire, passam longe de ter o equipamento Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/12/2015 16h56Atualizada em 18/12/2015 16h04

O controle eletrônico de estabilidade (ESC ou ESP) passará a ser obrigatório em carros vendidos no Brasil a partir de 2022. A informação foi confirmada por UOL Carros na tarde desta quinta-feira (17), junto à assessoria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O assunto havia sido antecipado no início de novembro pelo colunista Fernando Calmon. 

Depois de tornar obrigatórios os freios com ABS (antitravamento) e o sistema de airbag duplo, a partir de 2014, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão regulamentador das normas de trânsito no país, aprovou nesta quarta (16) a obrigatoriedade do equipamento. A medida deve ser oficializada no Diário Oficial da União nesta sexta (18) ou, no mais tardar, no início da semana que vem.

Longo caminho

Apesar da boa notícia, o caminho a ser percorrido é demorado. De acordo com o Denatran, a lei terá duas fases:

+ A primeira, em 2020, será válida para carro zero-quilômetro de modelos inéditos ou que passarem por grandes mudanças (reestilizações) com homologação feita após a data de publicação da resolução pelo Contran;

+ A segunda, em 2022, afetará todo e qualquer carro zero quilômetro vendido no país.

Como funciona o ESC/ESP

O controle eletrônico de estabilidade (indicado pelas siglas citadas acima) é um sistema que evita que o carro saia de sua trajetória original, intervindo na rotação do motor ou nos freios. Na prática, isso quer dizer que se o motorista entrar em uma curva com velocidade desproporcional, o sistema detecta a perda de aderência e freia o carro para fazê-lo retomar o traçado correto, evitanto sobresterços (saídas de traseira) ou até mesmo subesterços de dianteira.

Trata-se de um recurso de segurança extremamente importante em pisos de baixa aderência, como paralelepípedo em dias chuvosos, por exemplo.