Carros

Cobalt sobe de nível com nova cara e central conectada da GM

Murilo Góes/UOL
Herdada do Malibu e da nova geração do Cruze, que estreia no Brasil em 2017, identidade visual do Cobalt será migrada para toda a gama da marca nos próximos anos Imagem: Murilo Góes/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

03/12/2015 09h00

Seja sincero: você achava o antigo Chevrolet Cobalt feio, certo? Seu conceito irá mudar. A GM apresentou, em prévia na noite de quarta-feira (3), o facelift do sedã-compacto médio, e conseguiu, assim como a Renault com o Logan, revolucionar o visual do modelo, que parte de R$ 52.690 na linha 2016. É ele quem promove a estreia da nova identidade visual global da marca.

Não é só isso. O Cobalt agregará também o OnStar, assistência de rastreamento e concierge recém-estreada no Cruze. Ela estará presente nas duas versões 1.8 automáticas, de topo. Servirá, ainda, de "cobaia" para debutar o MyLink 2, segunda geração do acertado sistema multimídia da fabricante. Este só não estará presente na versão de entrada, LT 1.4 manual.

Nesta nova geração, o MyLink ganhou tela tátil maior (passou de 6,2 para 7 polegadas) e com relução melhor (16 milhões de cores), além da possibilidade de espelhar celulares através dos sitemas CarPlay (Apple) e Android Auto (Google). Entrentanto, a fabricante vetou o MirrorLink, plataforma de espelhamento pleno que está presente em outros modelos. "Preferimos trabalhar com os sistemas oficiais, que atendem a padrões de segurança e permitem atualizações futuras online", disse a UOL Carros William Bertagni, vice-presidente de engenharia e produto.

Além do Cruze, que deve ser revelado nacionalmente no Salão de São Paulo 2016 e chegar às ruas poucos meses depois, o MyLink 2 estará presente nas reestilizações de Onix, Prisma, S10, Trailblazer e Tracker, num período de dois anos, além do inédito SUV compacto nacional que substituirá o importado Tracker.

Confira abaixo a lista completa de versões do Cobalt 2016, com preços e pacote de equipamentos. Destaque para o retorno da versão Elite, usada há alguns anos pelo finado Vectra.

+ LT 1.4 MT (R$ 52.690) -- rodas de aço aro 15; ar-condicionado; travas, vidros e retrovisores elétricos; chave canivete; alarme; coluna de direção ajustável.
+ LTZ 1.4 MT (R$ 57.590) -- acrescenta ao pacote anterior: faróis de neblina; rodas de liga leve; sensor de estacionamento traseiro; comp de bordo; volante multifuncional; piloto automático; sistema multimídia MyLink 2.
+ LTZ 1.8 MT (R$ 59.990) -- acrescenta ao pacote anterior: motor de 1,8 litro; friso cromado nas portas; volante com revestimento diferenciado.
+ LTZ 1.8 AT (R$ 65.990) -- acrescenta ao pacote anterior: transmissão automática de seis marchas; sistema OnStar.
+ Elite 1.8 AT (R$ 67.990) -- acrescenta ao pacote anterior: rodas com desenho exclusivo; revestimento exclusivo dos bancos; câmera de ré; sensores de iluminação e chuva; câmera de ré.

O objetivo, segundo a GM, é descolar o Cobalt de um patamar "pragmático", onde estão Nissan Versa, Fiat Siena e o próprio Logan, e aproximá-lo do Honda City, atual referência de status (e vendas) no segmento. Deixar de ser sucesso apenas entre taxistas e subir de patamar tem um preço: a versão de entrada teve preço aumentado em R$ 4.800, enquanto a de topo encareceu R$ 10.340.

Segundo a GM, 80% dos clientes comprarão as versões 1.8 automáticas. Meta é vender entre 1.500 e 2.000 unidades ao mês, para voltar a brigar pela liderança do segmento. A cor de lançamento, usado só por esse modelo, se chama marrom Mogno.

Murilo Góes/UOL
Diga adeus aos traços "quadradões" e grotescos do antigo Cruze; facelift traz linhas mais arqueadas e fluidas, deixando sedã bonito visto de qualquer ângulo Imagem: Murilo Góes/UOL

Revolução? Não na mecânica

Além da conectividade, todos os veículos citados acima receberão também, em seus respectivos ciclos de mudança, a mais recente "cara" da Chevrolet, já existente lá fora no Malibu e na nova geração do Cruze (que chega ao mercaco americano no primeiro trimestre do próximo ano), e que faz seu debute em território brasileiro com o Cobalt.

Murilo Góes/UOL
Além da cara nova, Cobalt agrega o sistema OnStar e a nova geração do MyLink; sistema multimídia agora é capaz de espelhar celulares na tela de 7 polegadas da central Imagem: Murilo Góes/UOL
O compacto-médio mudou da água ao vinho ao trocar os faróis exageradamente grandes e seccionados por conjunto óptico harmoniosamente afiletado e fluido, que invade as laterais do capô. Por dentro, frisos prateados entre os fachos de luz são cópia descarada do Logan. Grade segue bipartida, porém alargada e com parte superior mais fina, acompanhando a altura dos faróis e sendo integrada a eles por uma grossa borda cromada.

Vincos na linha de cintura lateral são discretos e desaparecem após caimento no miolo das portas, enquanto a traseira ganhou aspecto mais arredondado com as saliências na tampa do porta-malas. As lanternas passaram de uma peça vertical simples a um conjunto bipartido horizontalizado, embora tenham preservado os traços verticais da parte externa. Mais Malibu, impossível.

Mecanicamente o Cobalt segue igual: motor 1.4 Econoflex para as versões de entrada -- 4-cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando variável simples --, com capacidade para chegar a 97/102 cv de potência e 12,8/13 kgfm de torque (gasolina/etanol), e O 1.8 de mesma família (cujo bloco deriva do velho Monza) para as de topo, chegando a 106/108 cv e 16,4/17,1 kgfm. Transmissões serão sempre manual de cinco ou automática de seis velocidades.

Direção manterá assistência hidráulica e freios continuarão a usar discos ventilados na dianteira e obsoletos tambores na traseira. Rodas serão de 15 polegadas, em aço com calota apenas na versão de entrada e de liga leve, com novos desenhos para os raios. Suspensões seguem usando arquitetura MacPherson na dianteira e barra de torção na traseira.

Espaço interno, um ponto forte do Cobalt anterior, foi preservado. Entre-eixos é de 2,62 metros, 2 cm a mais do que Versa e City. Porta-malas possui volume para 563 litros.

UOL Carros participa de teste com o novo Cobalt ainda nesta quinta e publica suas impressões em breve.

Viagem a convite da GM.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo