Carros

Quer acelerar seu carro com segurança? Faça um "track day"

Denis Armelini

Do UOL, em Mogi Guaçu

30/11/2015 16h23

Carro é uma ferramenta de transporte, um meio para se deslocar de um lugar para outro -- de casa para o trabalho, mercado, escola, praia... . Mas não é apenas isso, quem gosta do assunto, curte dirigir e ama cultura automotiva, sabe. Mas nem cidade, nem estrada são locais para se pisar fundo e tirar o máximo de performance da máquina. Nem é questão de infração às regras e multa, apenas, é questão de segurança de todos na via. O lugar para acelerar forte é a pista, e o "track day" é a chance.

E pode ser com o seu carro, mesmo, não precisa pagar mais caro para alugar ou compartilhar um modelo superesportivo. É o que mostra esta vídeo-reportagem feita em colaboração com TV UOL. UOL Carros já havia apontado este detalhe interessante quando participou de um "track day" a bordo do então recém-lançado JAC J3, em Interlagos. Relembre este momento.

Claro, a pista também tem suas normas de segurança e é importante seguir as regras e instruções passadas por pilotos e profissionais envolvidas para aproveitar ao máximo os momentos de diversão. Muitas das dicas de segurança na pista, inclusive, valem para se dirigir melhor também no trânsito cotidiano, como nos ensinou o supercampeão Ingo Hoffmann em outra oportunidade:

- Conheça o regulamento (ou as leis do trânsito);

- Sente-se corretamente no carro, ajustando volante e cinto;

- Conheça seu equipamento;

- Nunca force o carro; 

- Respeite os companheiros de pista (ou de trânsito).

Há até provas especiais para quem prefere a lama ao asfalto. Já falamos disso em algumas oportunidades e voltaremos a dar dicas sobre o assunto em breve.

Track day a convite da Suzuki Veículos do Brasil

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo