Carros

Volvo testa sistema de detecção de cangurus para evitar colisões

Da EFE, em Sydney (Austrália)

05/11/2015 13h10Atualizada em 05/11/2015 18h47

A sueca Volvo Cars está desenvolvendo um sistema de detecção de cangurus para evitar colisões que podem ser mortais tanto para o para o animal, quanto para passageiros do carro, informou nesta quinta-feira (5) a imprensa australiana.

O sistema, desenvolvido originalmente para evitar colisões com pedestres e ciclistas, conta com versões desenvolvidas para detectar animais como alces e renas na Suécia e, a partir de agora, com um desafio maior devido à velocidade atingida pelos cangurus.

"Os cangurus são animais muito imprevisíveis e difíceis de evitar, mas estamos confiantes de que poderemos aprimorar nossa tecnologia para detectá-los e evitar colisões nas estradas", disse Martin Magnusson, engenheiro de segurança da Volvo, à edição australiana do jornal britânico "The Guardian".

O sistema se baseia em um radar que rastreia a estrada à frente do carro para prever movimentos de outros carros, pedestres, ciclistas e animais, alertando o condutor de sua presença. Se o choque for iminente e o motorista não reaja, o carro ativará os freios com uma velocidade de reação 24 vezes maior que a do ser humano.

Os especialistas da Volvo passarão uma semana em estradas próximas da cidade de Queanbeyan, no território da capital australiana, que tem a maior taxa de reivindicações das apólices de seguro por colisão com animais.

"Acho fantástico que a Volvo esteja efetuando pesquisas nesta área", disse o senador Ricky Muir, representante do partido dos Motoristas Entusiastas Australianos, que manifestou certa reticência em permitir a ativação automática dos freios para evitar os choques com os cangurus.

"Se meu carro tiver que frear toda vez que houver um canguru ao lado da estrada (em uma área conhecida pela abundância desses animais), a viagem poderia se tornar muito lenta", acrescentou o político independente.

Segundo as estatísticas, 22 pessoas morreram e 17 mil ficaram feridas em choques com animais no estado de Nova Gales do Sul, o mais populoso da Austrália, entre os anos de 1996 e 2005. 

 

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