Topo

Porsche leva turbo e tração integral a Tóquio com 911 Carrera 4 e Macan GTS

Do UOL, com ZoomIn TV

Em Tóquio (Japão)

03/11/2015 10h05

Com a Volkswagen ofuscada pelo escândalo de emissões e tendo de se desculpar, restou à Porsche mostrar novidades no Salão de Tóquio 2015. A aposta é, a exemplo do que se viu no Salão de Frankfurt, na nova geração de motores sobrealimentados por turbo. Estreiam globalmente o novo 911 Carrera 4 e o Macan GTS.

Com tração integral, o cupê chega nas configurações Carrera 4 e Targa 4 (com teto removível) equipado com motor 6-cilindros boxer, de 3 litros, biturbo a gasolina de 370 cavalos (versão 4) 420 cv (4S). Há o câmbio manual de sete marchas básico, mas o de dupla embreagem e sete marchas (PDK) foi redesenhado e traz novo sistema eletro-hidráulico de gerenciamento da tração integral.

Com isso, o Porsche com tração integral faz a aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos -- 3,9 segundos para o Carrera 4, 3,6 para a versão 4S. Os preços devem variar entre US$ 97 mil (Carrera 4) e US$ 110 mil (Targa 4S) -- algo entre R$ 372 e R$ 420 mil, sem contar impostos, taxas e lucros.

SUV

Com o mesmo trem-de-força, o SUV médio Macan GTS serve de versão intermediária entre a S (de entrada) e a Turbo (topo de gama), com capacidade de cumprir o 0-100 em 4,8 segundos.

Neste caso, o foco é um pouco mais de ousadia que o Macan inicial, com rodas pretas de 20 polegadas, saias laterais foscas e logo GTS em preto brilhante. No interior, a exemplo do 911, integração com sistema Apple Carplay ou Android Auto, sistema de mapas Google Street View e sistema de localização com assinatura gratuita por uma ano. 

Chega às lojas do hemisfério norte em março de 2016 pelo equivalente a pouco mais de US$ 68 mil -- R$ 260 mil limpos.