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Piloto automático ajuda motorista a evitar multas na cidade; assista

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/10/2015 09h53

O piloto automático é um item que só faz sentido em ser usado por quem dirige na estrada, certo? Errado. O item, cada vez mais presente nos automóveis vendidos no Brasil, também pode ser um grande amigo do motorista dentro da cidade. Não nos horários de picos, obviamente, já que congestionamento é seu maior rival. Mas em momentos alternativos, madrugadas ou quando você estiver contra-fluxo, ele é extremamente bem-vindo.

É o que UOL Carros mostra neste vídeo: o auxílio eletrônico mantém o carro a uma velocidade constante quando não há trânsito que impeça, predeterminada pelo motorista, sem que este precise pisar no acelerador ou freio. Basta programá-lo para seguir a uma velocidade constante, dentro dos limites permitidos para a via, e pronto: o condutor tem um novo aliado para evitar multas.

Também conhecido como "controle de cruzeiro", o equipamento já está presente em compactos mais acessíveis aos brasileiros, como o Chevrolet Onix -- a partir da versão 1.4 LT automática, de R$ 51.990.

Para a matéria, UOL Carros usou o Chevrolet Cruze sedã 1.8 LTZ (R$ 88.900), embora a função também esteja disponível na versão LT (R$ 79.950), e a nova geração da Citroën C4 Picasso.

Em modelos que possuem versões mais sofisticadas, caso da minivan da Citroën (que custa a partir de R$ 110.990), o piloto automático acrescenta opções de limitador de velocidade (que "segura" o veículo a uma velocidade máxima, também escolhida pelo condutor, e até apita quando ela é excedida) e o chamado ACC (sigla em inglês para controle de cruzeiro adaptativo), que mantém automaticamente uma distância contínua e segura em relação aos automóveis que vão à frente.