Carros

Toyota convoca 425 mil Corolla, Hilux e SW4 por falha em airbags

Divulgação
Corolla Altis 2011: airbag pode soltar estilhaços sobre passageiros Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/10/2015 14h13Atualizada em 13/10/2015 15h03

A Toyota anunciou, nesta terça-feira (13), a abertura de dois grandes recalls para os modelos Corolla, Fielder (perua baseada no Corolla que foi vendida em meados dos anos 2000), Hilux e SW4 (SUV derivado da picape). Ao todo, 424.614 unidades estão convocadas.

Os dois são pelo mesmo motivo: a já conhecida falha estrutural nos airbags da Takata. A diferença é que o primeiro, envolvendo 384.516 Corolla, Hilux e SW4 -- fabricados entre janeiro de 2006 e dezembro de 2011 --, refere-se ao dispositivo frontal do motorista. Já o segundo engloba 40.045 Corolla e Fielder -- feitos entre abril de 2007 e fevereiro de 2008 -- por falha na bolsa do lado do passageiro.

Em ambos casos, o airbag pode ser deflagrado de maneira incorreta, provocando a "dispersão de fragmentos de metal para o interior do veículo", com riscos de danos físicos e/ou materiais aos passageiros. Confira abaixo as respectivas numerações de chassis (não sequenciais) dos veículos que fazem parte do chamado:

Airbag do motorista 

  • COROLLA XLi (24/10/2007 a 28/02/2011)9BRBA42E (de X95000540 a 695000521); 9BRBB42E (de 495000515 a 5B5158562); 9BRBC41E (de 095000509 a 095000509); 9BRBC42E (de X95000502 a 7A5008075); e 9BRBU42E (de 0B4700005 a 0B4700005).
  • COROLLA GLi (05/11/2010 a 23/12/2011): 9BRBL42E (de 5B4700004 a 2C4726738).
  • COROLLA XEi (29/10/2007 a 23/12/2011): 9BRBA48E (de 095000537 e 495000539); 9BRBB48E (de 295000505 a 6A5125916); 9BRBD48E (de 2A2500003 a 8C2562413); 9BRBU42E (de 8B4700009 a 7B4700017); e 9BRBU48E (de 5B4700010 a 8B4700003).
  • COROLLA XRS (18/01/2011 a 07/12/2011): 9BRBU48E (de 0B4700013 a 3C4720953).
  • COROLLA SEG (29/10/2007 a 10/02/2011): 9BRBB48E (de 695000507 a 1A5126245); e 9BRBU48E (de 7B4700011 a 7B4700008).
  • COROLLA ALTIS (09/09/2009 a 23/12/2011): 9BRBD48E (de 0A2500002 a 3C2562416).
  • HILUX CD (27/01/2006 a 14/10/2011): 8AJER32G (de 964005365 a 0B4038443); 8AJFR22G (de 164506605 a 8B4554421); e 8AJFX22G (de 506004455 a 006004735).
  • HILUX SR (26/01/2006 a 23/09/2011):  8AJEX32G (de 194016192 a 9B4031884); 8AJEZ32G (de 461001077 a XA1008009); e 8AJFZ22G (de 965001843 a 5B5018326).
  • HILUX SRV (26/01/2006 a 14/10/20110: 8AJEZ39G (de X62503480 a XB2533007); e 8AJFZ29G (de 766016762 a 9B6145340).
  • SW4 SR (28/01/2009 a 02/03/2011): 8AJZX62G (de 095000062 a 9B5001023).
  • SW4 SRV (27/01/2006 a 14/10/2011): 8AJYU59G (de 599000006 a 3B9000737); e 8AJYZ59G (de 563003200 a 7B3056734).

Airbag do passageiro

  • COROLLA (01/04/2007 a 13/02/2008): 9BR53ZE (de C178561585 a C488714546; de C278676479 a C288694560; e de C278676480 a C488714491).
  • FIELDER (02/04/2007 a 16/06/2008): 9BR72ZE (de C278676324 a C488715894; e de C288672504 a C288672504).

Procedimentos

O chamado será gerenciado em duas etapas. Na primeira, que começa nesta terça, será feita a desativação das bolsas e a fixação de etiqueta adesiva no painel do veículo, alertando sobre o procedimento. A segunda, programada para 23 de novembro, prevê a substituição do deflagrador e a reativação do dispositivo.

Clientes envolvidos no recall devem procurar uma concessionária da marca para agendar o atendimento. A fabricante não informou o tempo médio de serviço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 703 0206, ou pelo site www.toyota.com.br

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo