Topo

Carros

Extintor deixa de ser obrigatório em carros que circulam no Brasil

Maurício Rummens/Fotoarena/Folhapress
Extintor de incêndio em carro deixa de ser item obrigatório a partir dos próximos dias Imagem: Maurício Rummens/Fotoarena/Folhapress

Leonardo Felix<br>André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/09/2015 14h28

Depois de o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinar que carros com mais de dez anos de uso deveriam trocar de extintor (de BC para ABC), no começo deste ano, o órgão decidiu, nesta quinta-feira (17), que não será mais obrigatório ter o equipamento nos veículos que circulam no Brasil.

A medida passa a valer a partir do momento em que a decisão aparecer no Diário Oficial da União, algo que deve acontecer entre esta sexta (18) e segunda (21).

Com isso, o uso será opcional para carros, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Até então, rodar sem extintor ou com ele vencido era considerado infração média, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).  Essa medida que obrigava o uso do equipamento foi estabelecida em 1968 e passou a vigorar em 1970.

O extintor continua sendo obrigatório em caminhões, micro-ônibus, ônibus, tratores e veículos de transporte de produtos inflamáveis.

http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/mercedes-c180-mais-simples-chega-por-r-119-900/

Mais Carros