Topo

Nissan Gripz Concept é Kicks mais descolado para europeu ver

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/09/2015 18h43

Longe de ser unanimidade no mercado, o crossover Juke é um dos modelos que a Nissan estuda trazer ao Brasil há um tempo para movimentar o portfólio. No projeto mais recente, seria um modo de esquentar a chegada do Kicks, anti-EcoSport que chega alinhado ao começo do Jogos Olímpicos do Rio, no segundo trimestre do ano que vem.

Se chegar ao país, o Juke atual já deve vir atrasado: em fim de ciclo, o carro pode dar lugar a um novo modelo ou, no mínimo, nova geração no exterior. Nesta sexta-feira (11), a divisão global da fabricante revelou vídeo-teaser do Gripz, conceito de crossover que será apresentado daqui a alguns dias, no Salão de Frankfurt 2015.

Datsun 240Z versão Rally Safari Z  - Divulgação - Divulgação
Também estamos tentando descobrir que traços do lendário Nissan/Datsun 240Z foram usados no Gripz Concept
Imagem: Divulgação
Segundo a Nissan, o Gripz é "inspirado no clássico 240Z", vencedor das edições de 1971 e 73 do Rali Safári (considerada a prova off-road mais difícil do mundo na época), e no universo do ciclismo de competição. Ligeiras, as imagens de suas silhuetas já deixaram transparecer que se trata de um crossover compacto, que provavelmente servirá de base para a nova geração do Juke -- ou de seu substituto.

Sentiu semelhança com o futuro brasileiro Kicks? Pois é: UOL Carros também viu semelhanças com o suvinho programado para ser feito em Resende (RJ), porém um pouco mais robusto e descolado -- tanto que deve ganhar o selo da grife Z-car -- pensada para o mercado europeu -- onde a Nissan tem vendido muito bem.

Primeiros traços

As primeiras imagens computadorizadas mostram a nova tendência visual da Nissan: grade frontal em forma de trapézio, com divisórias em mais de um nível, logotipo grande e centralizado, e linhas bastante musculosas. Os faróis, com assinatura em LED na forma de bumerangue, também chamam a atenção. A expectativa é que o compacto tenha espaço para quatro passageiros.

Teaser do Nissan Gripz Concept - Divulgação - Divulgação
Visão em diagonal revela traços cheios de músculos e elementos, como insígnia da Nissan e divisórias da grade, ressaltados na dianteira
Imagem: Divulgação

A marca traz pouquíssimas informações adicionais sobre o modelo. Limita-se apenas a dizer que o projeto segue uma "nova direção esportiva, sendo concebido para criar novos tipos de sensação ao volante".