Topo

Conheça cinco dicas para comprar um carro usado sem medo; assista

André Deliberato, Leonardo Felix, Murilo Góes

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/08/2015 08h00

UOL Carros levou um JAC J3 2013 com mais de 100 mil quilômetros rodados a uma oficina e mostra no que você deve ficar atento

Com o crescimento do mercado de seminovos e usados no Brasil, é bom ficar de olho na hora de trocar de carro. É extremamente importante saber a procedência do veículo e se possível, com ajuda de um mecânico profissional, examiná-lo minuciosamente antes de assinar o cheque.

UOL Carros levou um JAC J3 2013, com mais de 100 mil quilômetros rodados, a uma oficina especializada para mostrar cinco tópicos fundamentais que devem ser levados em consideração na hora de bater o martelo. Importante ressaltar que o modelo em questão fez todas as revisões em concessionárias autorizadas da marca e ainda tem mais três anos de garantia (são seis no total).

Segundo o personal car André Gaudie Monteiro, o carro avaliado apresentou alguns retoques de pintura (no capô e no paralamas dianteiro do lado esquerdo); um leve vazamento do semieixo; ferrugem em excesso no escapamento e ruídos do pedal de embreagem, provavelmente causados por falta de lubrificação no conjunto.

Durante a semana que passou na redação de UOL Carros, o J3 ainda teimou em ligar algumas vezes e acendeu a luz de injeção eletrônica no painel. Fora isso, o resultado é positivo, de acordo com Monteiro. "Considerando que trata-se de um carro que roda bastante e veio do Ceará até São Paulo, suspensão, amortecedores, motor e câmbio estão em bom estado", avalia.