Topo

Jogo dos sete erros: veja o que mudou no novo Fiat 500

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/07/2015 08h00

Este é o novo Fiat 500.

Ou deveria ser. Após oito anos sem alterações estéticas, o carro mudou... só um pouquinho. "Quase nada", diriam os fãs que esperavam por uma geração totalmente nova. A Fiat, porém, afirma que 1.800 mudanças foram feitas no design. 

O carro foi revelado nesta semana, na Itália, durante a comemoração de seu 58º aniversário. A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) lança o modelo até o final deste mês na Europa e pretende "mostrá-lo" oficialmente ao público durante o Salão de Frankfurt, em setembro. No Brasil, que vende o 500 produzido no México, as novidades devem surgir apenas em 2016.

Mas o que mudou?

Como em um jogo de sete erros, é possível notar poucas e pequenas diferenças entre o antigo e o novo (veja na imagem abaixo). É importante perceber que o estilo clássico, inspirados no carrinho dos anos 1950, continua.

Fiat 500 antigo e novo - Divulgação - Divulgação
Compare o antigo e novo Fiat 500 e circule sete diferenças... se você conseguir
Imagem: Divulgação
Visualmente, há leves retoques nos faróis e os para-choques são novos, com detalhes cromados nas laterais. A barra que circula o emblema da Fiat diminuiu e a grade ganhou adornos esportivos, parecidos com os do Mercedes Classe A/CLA.

Na traseira, uma nova disposição de luzes de LED contorna as lanternas, a luz de ré desceu e o para-choque traz nova estrutura para a luz de neblina. 

Por dentro a maior novidade é o sistema de entretenimento Uconnect, que pode ser controlado por meio de uma nova tela colorida de cinco polegadas no console (que possui comandos integrados). O volante também é novo e, nas versões mais caras, o painel de instrumentos pode ter um display de TFT.

Novo Fiat 500 - Alessandro Bianchi/Reuters - Alessandro Bianchi/Reuters
Versão Cabrio também mudou; configuração Abarth é a única que (ainda) não apareceu
Imagem: Alessandro Bianchi/Reuters

É o mesmo

Apesar das novidades, trata-se da mesma geração. O tamanho da carroceria entrega, já que as dimensões continuam as mesmas: 3,57 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 1,49 m de altura e 2,30 m de distância entre-eixos.

Os motores disponíveis ao mercado europeu são pequenos: dois-cilindros 0.9 turbo, com 86 ou 106 cavalos, ou 1.2 aspirado com 70 cv, e 1.3 turbodiesel de 96 cv. O câmbio pode ser manual, de cinco ou seis marchas, e como opcional, a Fiat oferece a opção automatizada Dualogic.