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Ford F-150 Raptor usa V6 biturbo para ser a mais rápida picape

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/07/2015 19h08Atualizada em 07/07/2015 19h36

Revelada em janeiro deste ano, durante o Salão de Detroit 2015, a nova geração da Ford F-150 Raptor, que chega em meados de 2016 ao mercado norte-americano, promete revolucionar o segmento de picapes (médias para os EUA, grandes para nós) por meio da tecnologia. A meta é ser a mais rápida do mundo, sem que para isso seja necessário, por exemplo, queimar litros de combustível.

Seu novo conjunto mecânico (motor e câmbio) trabalha em sintonia para fazer dela um modelo ainda mais forte que a antiga geração (V8, 417 cv, câmbio A/T de seis marchas) e, ao mesmo tempo, mais eficiente e econômico. A nova caixa de câmbio de dez marchas (sim, dez) chega para ser uma das mais modernas da atualidade.

Os números oficiais ainda não foram revelados, mas a Ford indica que a segunda geração do motor V6 Ecoboost, biturbo de 3,5 litros, deve ter potência entre 450 e 500 cv e beber "muito menos" do que o V8 consumia. "A nova F-150 Raptor leva o desempenho desse segmento para um nível ainda inexplorado. Ela será uma das mais rápidas do mercado", garante Dave Pericak, diretor da Ford Performance.

Este novo motor será o mesmo utilizado pelo esportivo GT que, recalibrado, poderá ultrapassar 600 cavalos. Na prática, F-150 Raptor 2017 promete ocupar o topo da "cadeia alimentar" das picapes, com altíssimo desempenho on e offroad.

Visual

Com visual ameaçador e imponente, a picape possui pneus enormes (as rodas são de 17 polegadas), dimensões mais largas que a da antiga geração e detalhes em preto fosco espalhados pela carroceria.

Por dentro, de acordo com a empresa, o painel foi criado para ser um lugar confortável para o motorista e os demais passageiros, "onde seja possível relaxar mesmo durante trechos acidentados". A F-150 é recheada de tecnologia e equipamentos de última geração.

Além disso, a suspensão foi retrabalhada e agora conta com amortecedores de maior carga e curso. Outra novidade importante para quem dirige fora da estrada é o sistema Terrain Management, que oferece seis modos (Normal, Street, Weather, Mud, Baja e Rock) que alteram parâmetros do motor, câmbio, freios e controles de estabilidade e tração.

A nova geração da F-150 Raptor será fabricada em Dearborn, sede da Ford, na planta de caminhões; as vendas começam em meados do ano que vem.

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