Carros

Picape Renault Oroch 4x2 chega até novembro; 4x4 só em 2016

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em Buenos Aires (Argentina)

18/06/2015 17h45

Principal lançamento da Renault no Brasil em 2015, a picape compacta-média Duster Oroch teve sua versão definitiva revelada nesta quinta-feira (18), no Salão de Buenos Aires.

Segundo fontes da marca, a apresentação para o mercado brasileiro deve ocorrer no último trimestre deste ano, provavelmente entre outubro e novembro. A meta é ambiciosa: vender mais de 50 mil unidades por ano. Para atingi-la, a montadora francesa irá "fatiar" o lançamento.

Na primeira parte, neste ano, irão para as concessionárias somente as versões com tração dianteira, mais baratas. A motorização será a mesma do Duster: motores bicombustível Hi-Power de 1,6 e 2 litros, capazes de render 115 e 148 cv (etanol), respectivamente. Os câmbios, num primeiro momento, serão manuais de cinco (1.6) ou seis velocidades (2.0).

Para 2016, ficarão guardadas as duas versões de topo, uma com transmissão automática de quatro marchas e outra com tração integral -- mais uma vez, a exemplo dos pacotes do SUV Duster. 

Todas as versões terão cabine dupla, quatro portas e espaço para cinco pessoas. Não há informações oficiais sobre a capacidade de carga da caçamba, mas estima-se que fique próxima a 650 quilos, com 683 litros de volume. Em tamanho, a Oroch vai inaugurar um nicho e será o meio do caminho entre compactas, como Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, e modelo médios, como S10 e Toyota Hilux. Preços seguem sendo segredo.

Murilo Góes/UOL
Na caçamba, cerca de 683 litros de volume e lanternas inspiradas nas do conceito Imagem: Murilo Góes/UOL

Cara de um, traseira... nova

Conforme antecipado pelo conceito do Salão de São Paulo 2014, a Duster Oroch ficou com cara idêntica à do SUV com quem compartilha plataforma.

A grade dianteira é a mesma, sendo formada por uma faixa horizontal dupla em preto brilhante que servem de suporte ao diamante da Renault. Em segundo plano, divisões secundárias formam o padrão de colmeia para a grade. O farol é todo seccionado, usando filetes em prata nas bordas. O para-choque também ganhou enorme aplique na cor prata, com tomada de ar centralizada.

Da coluna C em diante, tudo é original: a caçamba cheia de barras de apoio se liga ao teto por peças que mesclam as funções de santantonio e rack; a porta traseira tem abertura convencional para picapes, basculante; as lanternas traseiras possuem desenho totalmente novo, com formato antecipado pelo conceito mostrado no Salão de São Paulo -- os elementos internos, porém, foram modificados.

Por dentro, tudo igual... infelizmente

Por dentro, a Oroch é totalmente Duster, inclusive na ergonomia um tanto falha: a tela da central multimídia fica posicionada muito abaixo do campo de visão do condutor, enquanto os comandos de ajuste do retrovisor seguem sob a alavanca do freio de mão.

O pacote de equipamentos contará com itens como limitador de velocidade, controle de cruzeiro, sensores de estacionamento e sistema de entretenimento MediaNav Evolution, já presente na linha 2016 de Duster e Sandero Stepway. Ele é gerenciado por tela sensível ao toque de sete polegadas e pode acessar redes sociais como Facebook e Twitter, além de passar informações em tempo real sobre o trânsito em algumas cidades brasileiras.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo