Topo

SUV exige condução diferente de hatch ou sedã; assista

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

28/05/2015 14h20

Os SUVs estão em voga no Brasil. Tanto que, em um momento de retração do mercado automotivo, diversas montadoras (Honda, JAC, Jeep, Peugeot, Renault, Suzuki, entre outras) têm lançado novos modelos para manter bons números de vendas -- fenômeno que não é apenas brasileiro, aliás.

Boa parte dos consumidores aproveita a onda para trocar de carro e colocar um SUV pela primeira vez na garagem. Entretanto, dirigir um modelo desse tipo não é exatamente como conduzir um hatch ou sedã. O centro de gravidade é mais alto e o peso, maior, em relação a um carro comum. Isso demanda ações um pouco mais cuidadosas do motorista em diversas situações.

UOL Carros deu uma volta com Fabio Maggion, engenheiro da Mitsubishi, a bordo do recém-lançado Outlander Diesel 2.2 (R$ 173.990), e mostra diferenças ao volante no vídeo acima. Elas podem até ser sutis (principalmente com as assistências eletrônicas, cada vez mais presentes), mas ainda precisam ser respeitadas para garantir um trajeto seguro, seja no asfalto ou nas trilhas fora-de-estrada. Dê o play e descubra quais são.

Aproveite e reveja nossa vídeo-avaliação mostrando a opinião de um nosso leitores sobre os três principais lançamentos do segmentos de utilitários esportivos compactos, Honda HR-V, Jeep Renegade e Renault Duster em comparação ao Ford EcoSport.