Carros

Óleo no nível errado pode até fundir motor; aprenda a verificar

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/05/2015 11h50

O óleo do motor é elemento fundamental para o bom funcionamento de um veículo. Sua função é lubrificar os componentes móveis do propulsor, a fim de reduzir o atrito e o calor gerado pelas peças, aumentando assim sua vida útil.

Se não houver quantidade suficiente de fluido para fazer esse trabalho, o motor tende a trabalhar sob temperaturas acima do recomendado, correndo o risco até de fundir. O contrário tampouco é benéfico: óleo em excesso faz aumentar a pressão interna, podendo danificar partes como as bielas.

Para evitar problemas, é preciso seguir as recomendações do manual e ficar atento para os períodos de validade indicados pela fabricante do óleo. Mas não fica nisso: o motorista deve verificar, periodicamente, os níveis presentes no reservatíorio do veículo.

Sabe como fazer isso sem precisar da ajuda de um mecânico ou frentista? Então dê o play acima e assista às dicas de UOL Carros para ficar craque no assunto.

E o pneu? Sabe calibrar?
1 | 1

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo