Topo

JAC olha para futuro com SUV automático e crossover que será feito na Bahia

JAC T5 terá tamanho de EcoSport e visual mais arrojado; depois, câmbio CVT - Divulgação
JAC T5 terá tamanho de EcoSport e visual mais arrojado; depois, câmbio CVT Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/04/2015 19h23

Conforme UOL Carros antecipou, a chinesa JAC vai apostar tudo nos SUVs antes de inaugurar sua fábrica em Camaçari (BA) entre o final de 2016 e início de 2017. Após lançar o T6 (que tem preço inicial de R$ 69.990), é hora de seguir com os próximos passos, que serão dados ainda este ano: em dezembro, a marca lança o compacto T5, com tamanho de EcoSport, que deverá custar até R$ 60 mil.

Tem mais: a marca também mostrará, na próxima semana, durante o Salão de Xangai (que terá cobertura de UOL Carros), o crossover compacto T3 (misto de station wagon, monovolume e SUV), que deverá se posicionar na faixa de mercado hoje ocupada por Volkswagen CrossFox e Renault Sandero Stepway, ou seja, custará a partir de R$ 49 mil. Sem estepe na tampa traseira.

JAC crossover - Reprodução/Car News China - Reprodução/Car News China
Crossover pequeno terá visual com "bocão" e faróis afilados, assim como futuros modelos brasileiros da JAC
Imagem: Reprodução/Car News China
Para disputar na categoria compacta, que tem EcoSport, mas também os novos e principais competidores do mercado (HR-V, Renegade e 2008), o T5 terá visual arrojado e opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT (com relação continuamente variável) simulando seis marchas. Tudo isso chegou a ser anunciado -- e mostrado -- no último Salão de SP, em outubro de 2014, mas como a homologação atrasou, a data de chegada ficou para 2016.

Já com o T3, a história é outra. O crossover surge no Salão de Xangai, será importado no começo de 2016 e tem planos de nacionalização até 2017. É a partir dele, como UOL Carros também havia antecipado em fevereiro, que a JAC fabricará uma família de modelos compactos na Bahia. Hatch e sedã serão substitutos do J3, enquanto o crossover (com uma mão dos SUVs) deve aposentar até mesmo o sedã J5 e a perua J6.

JAC T5 - André Deliberato/UOL - André Deliberato/UOL
JAC T5 terá porte de EcoSport e preço de SUV chinês, como Lifan X60 e Chery Tiggo
Imagem: André Deliberato/UOL