Topo

Conceito da Nissan em Genebra revela como será o March de 2017

André Deliberato

Do UOL, em Genebra (Suíça)

06/03/2015 08h00

Destaque da Nissan no Salão de Genebra 2015, o conceito Sway tem fundamental importância para o segmento de hatches compactos, inclusive no Brasil: ele antecipa, ainda que superficialmente, o visual da próxima geração do Micra -- nome para Europa e Ásia do compacto que em outros mercados, como o brasileiro, é chamado de March.

Sim, pelo que indica o estudo, o próximo March deixará de lado o desenho arredondado e sem sal e finalmente terá aparência de carro do século 21. Não só ele, mas toda a próxima geração de veículos da Nissan, que será global, terá visual mais arrojado, alongado e instigante.

Assim, o Sway compartilha elementos de design com o conceito de SUV Kicks (mostrado no último Salão de São Paulo) e com as novas gerações do hatch médio Pulsar e do sedã grande Maxima, estes últimos já prontos para a fabricação em série.

Cara global

O novo March, assim como o Kicks e o Pulsar, se baseiam na atual identidade visual da fabricante, que pode ser identificada pela grade frontal com elemento em forma de "U" (com o logotipo da empresa na parte central) e, na traseira, pelas lanternas com formato de bumerangue.

Com vincos e recortes modernos, algo difícil de ser visto em modelos atuais da Nissan, o Sway mede 4,01 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,39 m de altura, com entre-eixos de 2,57 m.

Sim, são dados de hatch médio, que apontam dois caminhos: o próximo March vai ser um pouco mais espaçoso, claro, mas não tanto. Derivações do compacto podem acabar suprindo lacunas que a marca tem em outros segmentos, caso do hatch médio desde o fim do Tiida, sobretudo para o mercado das Américas (o Pulsar é o médio da marca na Europa). Por dentro, a inspiração vem do estudo IDx Coupé, revelado no Salão de Tóquio de 2013.

Shiro Nakamura, chefe global de design da Nissan, afirmou que a meta do Sway é "seguir a tradição da empresa de fazer carros com design diferente e marcante", assim como os crossovers Qashqai e Juke. "A proposta do Sway é definida por três pilares de sustentação: 'emoção', 'agressividade' e 'empolgação'", revelou o executivo aos jornalistas durante a apresentação do conceito.

Vai demorar

Toda essa empolgação em relação ao novo Micra/March deve demorar. No ano que vem a marca espera apresentar outro conceito, desta vez mais próximo do projeto final -- que deve receber o nome de Micra Concept -- e somente em 2017, portanto, a empresa planeja mostrar a versão final.

Antes disso, em 2016, ano das Olimpíadas do Rio, a Nissan vai lançar a versão de produção do suvinho Kicks, já adiantando elementos do novo March. Entre maturação do utilitário e desenvolvimento do novo March no Brasil, o pequeno dois-volumes só deve começar a ser fabricado em Resende (RJ) em 2018. Pelo menos.