Topo

Com gasolina a R$ 1, Salão de Detroit aposta em carrões e megapicapes

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/01/2015 16h01

UOL Carros esteve no Salão de Detroit e mostra em vídeorreportagem que o evento deste ano teve tudo o que deixa o comprador americano feliz: picapes enormes e carros muito potentes. A "culpa" é da gasolina com preços em baixa nos Estados Unidos, com o litro custando o equivalente a pouco mais de R$ 1 em muitos Estados.

Por consequência, a maior parte das novidades mostradas ficam bem distantes do Brasil, que passa por um momento difícil para modelos de nicho tão específico.

Ford, Toyota e Fiat-Chrysler, entre outras, apostaram em versões de picapes médias, enquanto a Nissan renovou a grandalhona Titan, agora em sua segunda geração. A Hyundai ousou com a Santa Cruz, mistura de picape compacta e média, que causou tanto burburinho quanto o Veloster e suas três portas anos atrás.

Tirando a Santa Cruz, que ainda é conceitual, nenhuma dessas novas picapes tem muita chance de rodar no Brasil. Mas todas tentam recuperar o público jovem e urbano perdido para os SUVs.

Entre os carros potentes, Alfa Romeo 4C conversível, Cadillac CTS-V, Ford GT e o novo Mustang Shelby somam mais de 2 mil cavalos, com baixo peso e muita performance. Assim como as megapicapes, têm zero chance de vir ao Brasil. O híbrido NSX é a releitura da Honda para o cupê que foi desenvolvido por Ayrton Senna nos anos 1990, que finalmente ganha vida... mas também tem chances remotas de aparecer por aqui. 

OUTRA REALIDADE
Além da dificuldade em absorver carros grandes e potentes, governo e até novas fabricantes instaladas no Brasil apostam mais na vantagem do etanol sobre a gasolina, cada vez mais cara por aqui por conta dos impostos.

O que virá, então? SUVs são sempre mais cotados: saem na frente Honda HR-V, Mercedes GLE e Audi Q7 -- todos chegam ainda este ano. E até o conceito Cross Coupe, da Volks, pode desembarcar no Brasil. Assim que ganhar vida e o mercado melhorar.