Carros

Renault Mégane melhora nível de segurança às vésperas de chegar ao Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/11/2014 16h56

A presença de um Mégane RS do estande da Renault no Salão de São Paulo 2014 não é à toa: a versão esportiva do hatch europeu (e só ela) está garantida para o mercado brasileiro nos próximos meses, possivelmente ainda este ano.

Perto de desembarcar de vez no país, o modelo foi submetido, no fim de outubro, a um segundo teste de segurança no Euro NCAP (programa que mede a segurança dos carros vendidos na Europa) em 2014, e conseguiu aumentar sua pontuação para quatro estrelas (de um total de cinco), contra três alcançadas em janeiro. A melhora se deu, basicamente, graças à inclusão de um novo item preventivo, o alerta de uso dos cintos.

Mesmo assim, a ausência de outras assistências eletrônicas continua a ser o grande calcanhar-de-Aquilos do Mégane: neste item, o hatch só atinge 56% do índice ideal de eficiência. A proteção para pedestres, em caso de atropelamento, também está longe da perfeição, avaliada em 60%. Já os ocupantes do veículo, sejam adultos ou crianças, podem ficar mais tranquilos: os níveis de segurança para eles estão em 83% e 78%, respectivamente.

O BMW Série 2 Active Tourer, outro veículo cogitado para o Brasil em 2015, teve resultado melhor: alcançou cinco estrelas, com 84% e 85% de eficiência na proteção de passageiros adultos e crianças, respectivamente, 60% na segurança de pedestres e 70% em relação às assistências eletrônicas.

Nesta mesma bateria, o elétrico Tesla Model S foi contemplado com cinco estrelas, tornando-se o único automóvel em 2014 a "gabaritar" a inspeção europeia e também a do NHTSA (departamento de segurança no trânsito dos Estados Unidos). Skoda Fabia e Nissan Pulsar foram outros dois modelos a merecerem cinco estrelas, enquanto o subcompacto Suzuki Celerio foi mal e ganhou apenas três.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo