Carros

Além de carros, Salão tem diversão e curiosidades: veja nossa seleção

Alessandro Reis

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

05/11/2014 14h00

O Salão do Automóvel de São Paulo não é só uma exposição de carros. Nos seus 11 dias de duração, também reúne atrações e curiosidades, algumas de sucesso junto ao público -- como os tradicionais simuladores de carros de corrida e uma inédita apresentação teatral com um DeLorean ambientado como em "De Volta para o Futuro".

UOL Carros destaca dez atrações extra-carros do Salão que merecem uma visita:

Murilo Góes/UOL
DeLorean idêntico ao do filme "De Volta para o Futuro" é atração de rede de postos Imagem: Murilo Góes/UOL
1) COISA DE CINEMA
A partir das 15h, o estande da rede de postos Graal faz quatro apresentações (em horários definidos a cada dia) com uma unidade do DeLorean, o carro que viaja no tempo no filme "De Volta para o Futuro". Um ator interage com o público vestido de Doutor Brown, o cientista maluco do filme, tirando fotos e eventualmente escolhendo alguém da plateia para uma voltinha na "máquina do tempo". Há efeitos de luzes e até gelo seco.

Murilo Góes/UOL
Simulador de direção na Toyota: uma das atrações mais legais para crianças Imagem: Murilo Góes/UOL
2) BRINCAR DE GUIAR
É tradição: várias montadoras oferecem videogames com temas automotivos, liberados gratuitamente para os visitantes. É o caso de Ford, Chevrolet, Toyota e Nissan. Outros expositores trazem simuladores de direção, com direito a volante e pedaleiras como num carro de verdade. No espaço da Super Carros, empresa que vende passeios em superesportivos, está o simulador mais completo do Anhembi: o visitante senta numa estrutura que se movimenta enquanto ele "dirige". A brincadeira, no entanto, é paga: R$ 40 por sete minutos.

Murilo Góes/UOL
Test-drive da Land Rover oferece um Defenderzinho pra molecada pilotar de verdade Imagem: Murilo Góes/UOL
3) É DE PEQUENINO
A Land Rover, assim como a Jeep, montou área na parte externa do Anhembi onde o público pode experimentar -- como passageiro -- uma pista que simula trilha off-road, com subidas e descidas íngremes e inclinações de meter medo. Enquanto os pais fazem o passeio na companhia de instrutores, os filhos podem brincar de carrinho também. E literalmente: o espaço tem uma miniatura motorizada de um Defender a combustão, quase idêntica ao original, e que anda de verdade.
 
Aaron Cadena Ovalle/EFE
No estande da Geely, um simpático panda faz referência ao GC2, o "Pandinha" Imagem: Aaron Cadena Ovalle/EFE
4) COSPLAY
Mesmo com a instalação de climatizadores, o Salão do Automóvel se transforma num verdadeiro forno em dias de sol. Mesmo assim, o Anhembi tem vários trabalhadores que entretêm o público vestindo fantasias fechadas (e, seguramente, quentes). No estande da chinesa Geely, uma moça veste-se como urso panda para promover o compacto GC2, apelidaddo de "Pandinha". Na Ford, uma pessoa fantasiada como boneco de crash-test (dummy) ajuda a explicar os itens de segurança do EcoSport. O personagem, que parece um robô, chega a assustar algumas crianças.
 
Murilo Góes/UOL
Carro, R$ 140 mil; lustre de cristal, R$ 400 mil. Significa? Imagem: Murilo Góes/UOL
5) DECORAÇÃO CHIQUE
O crossover DS5, com seu acabamento de primeira linha, motor turbocomprimido de 165 cv e injeção direta, três tetos panorâmicos, painel que parece de avião e head-up display (que exibe informações no parabrisa), é uma das estrelas do estande da Citroën, da qual a DS já se separou para brilhar e esbanjar luxo sozinha. O modelo custa cerca de R$ 140 mil, mesmo patamar de carros premium de Audi, BMW e Mercedes; só que, colocado num espaço à parte no estande, o DS5 fica embaixo de um lustre feito de cristais Baccarat, cujo valor -- segundo apuramos -- é de cerca de R$ 400 mil. Fica a dúvida: luxo de verdade é comprar esse carro, ou "queimar" mais R$ 260 mil e levar para sua sala o objeto de decoração? Quem for rico que responda. 
 
Murilo Góes/UOL
Tatuador profissional faz desenhos na "pele" do Sandero, no estande da Renault Imagem: Murilo Góes/UOL
6) TENDÊNCIA
Outra atração do Salão deste ano são os carros de produção personalizados para o evento. A chinesa JAC Motors tem um T6 totalmente grafitado, outro envelopado pelo pessoal da produtora Bufalos e, por fim, um dourado. A Toyota exibe um Corolla com uma espécie de textura na carroceria, idealizada pelo estilista Alexandre Herchcovitch. Na BMW, um Série 3 branco aparece totalmente assinado por funcionários da fábrica nacional da marca bávara, em Araquari (SC). É a primeira unidade a sair daquela linha de produção. No espaço da Renault há um Sandero que está sendo "tatuado" durante o Salão (na verdade, ele recebe na carroceria os desenhos feitos por um tatuador profissional).
Murilo Góes/UOL
Famosos criaram capacetes customizados para lembrar os 20 anos sem Senna Imagem: Murilo Góes/UOL
7) "ARTE" NA CABEÇA
Nos 20 anos da morte do piloto brasileiro Ayrton Senna, o instituto homônimo (comandado pela irmã, Viviane) realiza exposição com capacetes "personalizados" por celebridades. Alguns são de gosto duvidoso. Um deles, "assinado" pelo lateral Daniel Alves, do Barcelona, que parece... uma bola de futebol. O da cantora Fernanda Takai é coberto por florzinhas coloridas de plástico, como nuvens desenhadas na viseira.
 
Alessandro Reis/UOL
Honda homenageia Senna e comemora sua volta à F1 em 2015 com esse McLaren Imagem: Alessandro Reis/UOL
8) DA PISTA AO ANHEMBI
Também para lembrar Senna e comemorar sua volta à Fórmula 1 em 2015, quando volta a fornecer motores à McLaren, a Honda trouxe para o Anhembi o carro pilotado pelo brasileiro em 1988, ano do seu primeiro título mundial na F1. De acordo com a Honda, não se trata de réplica: é o carro de verdade, acelerado por Senna nas pistas e que veio diretamente do museu da montadora no Japão para o Anhembi. O bólido está numa área cercada, com seguranças sempre de olho. Mas dá para tirar fotos.
 
Alessandro Reis/UOL
500C chegou a desabar antes de o Salão abrir ao público, mas já voltou a girar Imagem: Alessandro Reis/UOL
9) VIRA, VIROU
Uma ousadia do estande da Fiat é a estrutura circular que mantém 500 Cabrio suspenso e girando, inclusive ficando de teto para baixo. No primeiro dia de imprensa, antes da abertura ao público em geral, o carrinho despencou da estrutura, causando danos ao piso. Recolocado na estrutura, demorou algumas horas até voltar a girar, por questões de segurança. Os visitantes podem olhar o 500C giratório apenas de longe.
 
Alessandro Reis/UOL
Imagem: Alessandro Reis/UOL
10) NÓS, ROBÔS
Uma simpática dupla de robôs recebe o público no estande da Petrobras (foto ao lado). Eles se movimentam e trazem no corpo uma tela sensível ao toque, na qual os visitantes podem obter mais informações sobre as novidades da empresa petrolífera e até mesmo de uma Willians F-1 que está exposta no local. Interagindo com os autômatos, os humanos podem concorrer a ingressos do GP do Brasil de F1 (que acontece domingo, último dia do Salão) e tirar fotos, que são enviadas por e-mail pelos robôs. Não perguntamos, mas é certeza de que ambos já se cansaram das piadinhas sobre o chamado "Petrolão".
 

TUDO SOBRE O SALÃO

  • Local

    Pavilhão de Exposições do Anhembi Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo (SP)

  • Preços oficiais (clique para comprar online)

    R$ 80 (meia: R$ 40) Os preços são os mesmos online e na bilheteria. Fãs do Salão no Facebook têm descontos especiais.

  • Horário

    Domingo (9): 11h às 19h (entrada até as 17h)

  • Como chegar e voltar

    O ideal é utilizar transporte público. Há ônibus gratuito (ida e volta) ao Anhembi partindo da estação Tietê do Metrô (1-azul) nos dias da semana, e do Terminal Rodoviário/Metrô Barra Funda (3-Vermelha) nos finais de semana. O shuttle começa uma hora antes da aberturae vai até uma hora após o encerramento. Estacionamento (portão 38): carros e vans, R$ 40; motos, R$ 30; ônibus/microônibus, R$ 70.

  • Dicas

    Apesar da instalação de clmatizadores, o Anhembi continua muito abafado. Use roupas leves, calçados confortáveis e hidrate-se com frequência. Existem opções de fast-food na parte interna do Anhembi, mas o ideal é chegar bem alimentado.


 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo