Topo

"EcoSport" da JAC, T5 estreia no Salão e chega ao Brasil em 2015

JAC T5, S3 na China, foi revelado oficialmente no Salão de Xangai, em 2013 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
JAC T5, chamado de S3 na China, é um dos destaques do estande da JAC no Salão de SP
Imagem: Murilo Góes/UOL

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/11/2014 18h44

Conforme antecipado por UOL Carros, a grande estrela da chinesa JAC no Salão de São Paulo 2014 é o SUV compacto T5, que é conhecido e vendido na China como S3. No Brasil, o jipinho terá esse nome para se enquadrar na linhagem de utilitários da empresa (T6 e T8) e, principalmente, não ter problemas com a Troller, submarca da Ford, que já possui um veículo com este nome.

Apesar da exibição do carro no evento, o lançamento oficial do modelo acontecerá somente em meados do ano que vem, já que ainda passará por toda a fase brasileira de testes e homologação -- a JAC, do mesmo modo que fez com outros carros, promete rodar mais de 1 milhão de quilômetros com o T5.

JAC T5 será o rival do Ford EcoSport - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
JAC T5 será mais um rival chinês do Ford EcoSport
Imagem: Murilo Góes/UOL
CÂMBIO CVT
Além de inaugurar a presença da JAC no segmento de SUVs compactos, atualmente dominado pelo Ford EcoSport, mas que também conta com modelos como Renault Duster e Chevrolet Tracker (são 4,32 m de comprimento, 8 cm a mais que o EcoSport), o T5 será o primeiro carro da marca oriental a oferecer transmissão automática (do tipo CVT, que é continuamente variável e possui apenas duas marchas, uma à frente e a ré). 

O motor será o mesmo 1.5 Jet Flex (com 16V, biscombustível e comando de válvulas variável) utilizado pelos J3 S e J3 Turin S. O propulsor, que na dupla de compactos rende até 127 cv com etanol, poderá oferecer ainda mais potência quando equipar o jipinho.

O T6, SUV maior e mais imponente que também decora o espaço da JAC no evento, disputará mercado com Mitsubishi ASX, Hyundai ix35 e Honda CR-V.

OUTRAS NOVIDADES
Além dos dois jipinhos, a marca mostra no evento o sedã J5 (que chegou ao Brasil em 2012) com seu primeiro facelift; J2 e J6 agora equipados com o motor Jet Flex (a marca pretende equipar todos os seus modelos com o novo propulsor em 2015 e estima que 95% de suas vendas sejam de modelos bicombustível no ano que vem); o elétrico J3 Turin IEV, produzido em série na China; e versões especiais de J3, J3 Turin e da van T8, além de um T6 com envelopamento dourado.

JAC T5, assim como o T6, tem inspiração visual no SUV coreano ix35, da Hyundai - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
JAC T5, assim como o T6, tem inspiração visual no SUV ix35, da Hyundai
Imagem: Murilo Góes/UOL