Carros

Jetta e Fluence, sedãs médios do "meio da tabela", mudam de cara

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/10/2014 19h03

Dois sedãs médios começam vida nova a partir do Salão de São Paulo 2014: Volkswagen Jetta e Renault Fluence. O primeiro ganha facelift e produção nacional a partir de 2015; o segundo também tem cara nova e um conteúdo mais robusto.

Ambos não conseguem, nem de longe, ameaçar os líderes do segmento, Toyota Corolla e Honda Civic. Jogam ali, no "meio da tabela" do segmento -- até o final de setembro estão em 8º e 9º lugares em emplacamentos, respectivamente. Os números ruins refletem o limite de importação (Jetta) e o ajuste de meio de geração (Fluence), mas ambos apanham até do novato Citroën C4 Lounge.

Murilo Góes/UOL
Jetta e Fluence ficaram mais alinhados às gamas das respectivas marcas Imagem: Murilo Góes/UOL
O Jetta terá ao menos parte de sua produção, hoje 100% no México, transferida para a fábrica da Volks em São Bernardo do Campo (SP). Isso acontecerá no primeiro semestre de 2015. O sedã chegará de cara nova, mas fica o mistério sobre qual motor será colocado sob o capô das unidades nacionais: será o 2.0 de 8 válvulas, ou 2.0 TSI de 211 cv, ou 1.4 TSI de 140 cv -- ou todos eles, em diferentes versões?

O carro está exposto no Salão de São Paulo e mostra, em seu ajuste visual, semelhança ainda maior com o andar de cima da Volks, o Passat.

Já o Fluence teve seu visual dianteiro alinhado ao do restante da gama Renault, que uniformizou todos os modelos atrás de um diamante-símbolo hipertrofiado e incrustado ao centro de grade/conjunto óptico ascendente. Por trás disso, ficou indistinto o que é francês, romeno (Dacia) e coreano (Samsung). Este último é o caso do Fluence.

O sedã mantém o motor 2.0 acoplado a um câmbio CVT, conjunto partilhado com o Nissan Sentra e que, neste, tem agradado bastante. No conteúdo, há novidades como um sistema de navegação de série e uma versão com teto solar. Os preços serão divulgados em 12 de novembro, e as vendas começam até antes disso.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo