Topo

Ford apimenta Fiesta só no visual com versão Sport, que chega em 2015

New Fiesta Sport incorpora adereços esportivos, mas motor é o mesmo 1.6 de sempre - Divulgação
New Fiesta Sport incorpora adereços esportivos, mas motor é o mesmo 1.6 de sempre Imagem: Divulgação

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

31/10/2014 22h52

A Ford esperou três dias para divulgar ao público sua principal atração no Salão de São Paulo 2014. No dia da apresentação a jornalistas, terça-feira (28), a montadora frustrou ao não mostrar nenhuma novidade efetiva em sua linha -- havia certa expectativa quanto ao anúncio da importação oficial do novo Mustang, que não se concretizou, embora o muscle car esteja em seu estande (e a importação vai acontecer).

Nesta sexta (31), entretanto, a marca confirmou que o New Fiesta Sport, versão apimentada do hatch que também consta no espaço, estará à venda a partir de 2015, embora sem preço definido -- certamente ficará acima dos R$ 50 mil, faixa atual do New Fiesta SE 1.6, versão na qual a série se baseia.

E quando escrevemos "se baseia", é para levar a expressão ao pé da letra. Trem-de-força e pacote são exatamente os mesmos: motor Sigma TiVCT de 1,6 litro (130/125 cavalos de potência e 16/15,4 kgfm de torque, etanol/gasolina), transmissão manual de cinco velocidades, controle de estabilidade e tração, assistente de subida em rampas, ar-condicionado digital, controles de áudio no volante, vidros elétricos traseiros e sistema multimídia com comandos de voz em português. 

Os itens exclusivos -- saias no para-choque dianteiro e aplique que imita difusor no traseiro; saias laterais; spoiler traseiro; faróis com máscara negra; e insígnia da edição nas soleiras e tampa traseira -- não passam de perfumaria, deixando o New Fiesta esportivo no visual e igual no desempenho. A versão será vendida em três opções exclusivas de cores: um vermelho e um branco lisos e um preto perolizado. As rodas de liga leve aro 16 polegadas, a grade frontal e as capas dos espelhos retrovisores usam pintura preto brilhante.

NO LIMITE
Outra atração interessante no estande da Ford é o Edge Concept, protótipo da terceira geração do SUV grande. Conforme UOL Carros antecipou no Salão de Paris, há algumas semanas, o novo jipão estará nas concessionárias brasileiras já no ano que vem, provavelmente equipado com o mesmo motor V6 3.5 de 289 cavalos e câmbio automático de seis marchas. 

Ford Edge Concept no Salão de São Paulo 2014 - Ivan Ribeiro/Folhapress - Ivan Ribeiro/Folhapress
Novo Edge aparece ainda como conceito, mas estará nas ruas do Brasil em 2015
Imagem: Ivan Ribeiro/Folhapress
Fora o visual diferente (que traz grade dianteira hexagonal e faróis afilados, alinhando o modelo com a atual identidade visual da marca), o novo Edge Concept se destaca pelas tecnologias embarcadas: câmeras frontal e traseira, controle de ruído externo (que promete cortar totalmente os sons do exterior), assistência eletrônica para acelerar, frear, trocar de faixa, manobrar em baliza e estacionar de ré, e -- a cereja do bolo -- estacionamento autônomo por controle remoto.

MUSTA É SONHO
Quem achava que a Ford iria, enfim, confirmar a importação oficial do Mustang para o Brasil (processo semelhante ao que GM faz com o Camaro), quebrou a cara. A nova geração do esportivo, já testada por UOL Carros, está com duas unidades presentes no estande da Ford (uma cupê, outra conversível), mas não deve vir para cá pelas mãos da fabricante tão cedo.

A justificativa dada por fontes da marca no Anhembi é de que os motores ainda não foram testados com gasolina brasileira (que leva 27,5% de etanol). UOL Carros apostaria que, além disso, a fabricante preferiu aguardar a resposta do mercado ao resultado da eleição presidencial, já que havia rumores de alta muito forte do dólar para os próximos meses. 
Ford Mustang conversível no Salão de São Paulo 2014 - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Importação oficial Mustang ainda é sonho não concretizado no Brasil
Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
De qualquer forma, a divisão brasileira continua de portas abertas para o muscle, e há boas chances de que as vendas sejam oficializadas, enfim, no ano que vem.

Três versões-conceito do EcoSport e a nova geração do Ford Ka são outras novidades que valem a visita ao estande da marca americana.