Topo

Volvo não traz o XC90, mas compensa com carro que guia sozinho

Alessandro Reis

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

30/10/2014 18h37

A Volvo decepcionou ao não mostrar no Salão de São Paulo, já aberto ao público no Anhembi, seu lançamento mais recente e importante, a nova geração do SUV XC90, apresentado no começo do mês no Salão de Paris e que reúne elementos visuais e tecnológicos que vão estar em breve nos próximos carros da empresa -- criadora do cinto de segurança e dona da meta de desenvolver automóveis com "risco zero" de acidentes até 2020.

Para compensar a ausência do jipão e reforçar a imagem de fabricante que faz os automóveis mais seguros do mundo, citada como mantra pela sua equipe de marketing, a marca trouxe para seu estande em São Paulo um protótipo do sedã S60 adaptado para condução autônoma (sem necessidade de motorista). Segundo a empresa, esse carro integra o projeto "Drive-Me", que pretende colocar 100 automóveis com essa tecnologia rodando nas ruas de Gotemburgo, na Suécia, nas mãos de motoristas comuns em 2017.

Motoristas, mas só nominalmente -- afinal a ideia é que os carros transportem essas pessoas sem que elas precisem dirigir, pelo menos em parte do trajeto.

Volvo S60 Drive Me Concept - Alessandro Reis/UOL - Alessandro Reis/UOL
Volvo mostra carro autônomo e garante que haverá exibições da tecnologia
Imagem: Alessandro Reis/UOL
ANDA SOZINHO?
No Salão de São Paulo, o carro-laboratório estará apenas exposto e não haverá, ao menos no evento, demonstração prática de suas habilidades -- mas Sérgio Mussi, diretor de relações governamentais da Volvo, adianta que haverá exibições da tecnologia.

O "Drive-Me" atual dispensa o motorista só em alguns trechos. Usando sensores e outras parafernálias, o carro reconhece e segue as faixas pintadas no asfalto, adapta-se à velocidade de outros automóveis no trânsito e consegue, por exemplo, brecar sozinho quando outro veículo para à frente. A Volvo diz que, num futuro próximo, toda essa tecnologia poderá equipar modelos de produção -- parte dela, inclusive, já está presente em carros atuais da montadora e de algumas concorrentes, como o sistema de frenagem automática.

OUTRAS ATRAÇÕES
O estande da sueca também tem lugar, claro, para seus carros atuais. Entre as novidades estão duas versões mais em conta do hatch V40 e do SUV XC60, ambas denominadas Comfort. O V40 traz motor 2.0 turbo de 180 cv, transmissão automática de seis velocidades, sistema start-stop (que desliga o veículo em paradas rápidas, como em semáforos), rodas de 17 polegadas e central multimídia por R$ 112.950.

Já o novo X60 de entrada custa R$ 144.950, conta com motor 2.0 turbo de 245 cv e câmbio automático de oito velocidades. É, como o V40 Comfort, bem equipado, com direito a bancos de couro, ar-condicionado digital com duas zonas, sistema multimídia, start-stop e faróis de xenônio. Ambos não descuidam da segurança: o primeiro traz sete airbags e o segundo, seis. Isso sem contar controles de tração e estabilidade e o sistema que evita pequenas colisões em baixas velocidades.

Por fim, a marca ainda mostra a versão apimentada do V40, a R-Design, com 245 cv e visual mais esportivo. Preço: R$ 141.750.