Topo

Volks mostra up! aventureiro, perua do Golf e conceito de futuro jipinho

Volkswagen cross up! estará nas lojas nas primeiras semanas de novembro - Apu Gomes/Folhapress
Volkswagen cross up! estará nas lojas nas primeiras semanas de novembro Imagem: Apu Gomes/Folhapress

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

29/10/2014 12h18

Dias antes do Salão de São Paulo, a Volkswagen encheu o peito para dizer que provavelmente bateria o recorde de lançamentos no evento, com 13 novidades. Seis delas foram antecipadas a jornalistas: Jetta 2015 (que será nacionalizado no ano que vem), SpaceFox, SpaceCross (ambos derivados do novo Fox), Fox Pepper (uma versão-conceito apimentada do hatch), Saveiro Surf (retorno de uma série voltada ao público jovem) e Amarok Dark Label (edição baseada na versão Trendline da picape).

Nesta terça-feira (28), em prévia do Salão para jornalistas, a montadora alemã completou a lista com os sete anúncios pendentes. Desses, três chamaram a atenção em especial: o cross up!, versão aventureira do subcompacto; a Golf Variant R-Line, que dá nome mais adequado à perua inspirada no hatch (antes, o modelo era vendido como Jetta Variant); e o conceito de SUV compacto T-Roc.

O primeiro chega às concessionárias no começo de novembro (segundo o site Carpress, por R$ 38.040), e confirma os rumores de que se renderia à modinha dos pseudo-aventureiros, repetindo inclusive a já manjada tática usada por outros modelos: manutenção do mesmo conjunto mecânico -- motor 1.0 MPI de 75/82 cv (gasolina/etanol), e opção de câmbio manual ou automatizado de cinco marchas --, e inclusão de itens meramente estéticos, como apliques na dianteira e na traseira, faixas laterais em plástico preto e rack de teto. A lista de equipamentos é baseada na versão high up!.

Volkswagen Golf Variant R-Line no Salão de São Paulo 2014 - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
Golf Variant virá ao Brasil mais manso do que na versão R-Line, mostrada no Anhembi
Imagem: Leonardo Felix/UOL
Já a Golf Variant dá formato de perua à sétima geração do hatch premium, e estará no Brasil no primeiro semestre de 2015. Entretanto, a versão disponível em nossas lojas não será a mesma trazida para o Salão (justamente a mais raivosa delas), a R-Line. Elementos esportivos como fibra de carbono, assentos esportivos e rodas de 18 polegadas devem ser substituídos por outros de cunho mais "civil", ficando apenas o motor turbo de 1,4 litro e a transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

Por fim, o conceito T-Roc, apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra de 2014, esboça uma nova identidade visual para a marca, e guarda grandes chances de virar um utilitário compacto global posicionado abaixo do Tiguan. Caso vire mesmo um modelo de produção, o moderno jipinho tem boas chances de pintar no mercado brasileiro (fontes da fabricante confirmaram essa possibilidade a UOL Carros), preenchendo um segmento cada vez mais visado pelas concorrentes e no qual a linha da Volks apresenta uma surpreendente lacuna.

A grade com divisórias em forma de colmeias saltadas, os faróis afilados e com dois grandes cristais de LED, as luzes de neblina bastante destacadas, o teto removível, as rodas de 19 polegadas e a presença de apenas duas portas evidenciam uma proposta bastante esportiva. O motor é um turbodiesel de 184 cavalos, com a mesma transmissão da Golf Variant e tração integral. A plataforma é a modular MQB, utilizada em diversos modelos da fabricante. 
Conceito Volkswagen T-Roc no Salão de São Paulo 2014 - Ivan Ribeiro/Folhapress - Ivan Ribeiro/Folhapress
T-Roc indica como deve ficar a identidade visual da Volks daqui a alguns anos
Imagem: Ivan Ribeiro/Folhapress
Os demais lançamentos se resumem a versões/séries especiais de veículos já existentes: o Cross Fox (que, assim como o cross up!, estreia em novembro e replica a versão de topo do hatch, no caso a Highline, adindo alguns ornamentos exclusivos); o Touareg R-Line (antecipando a reestilização do jipe); o Fusca GSR (versão apimentada retrô do cupê, que relê um antigo conceito homônimo dos anos 70); e o Golf GTE (versão 100% elétrica do hatch esportivo).