Carros

Toyota leva conceitos e até veículo sem volante ao Anhembi

Ivan Ribeiro/Folhapres
Toyota FCV Concept, movido a célula de hidrogênio: ótima ideia, mas muito cara Imagem: Ivan Ribeiro/Folhapres

Alessandro Reis

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

29/10/2014 21h00

Como o principal lançamento deste ano, a troca de geração do sedã Corolla, já ocorreu há alguns meses, a Toyota decidiu apostar em conceitos e numa série especial da picape Hilux na edição 2014 do Salão do Automóvel de São Paulo, que abre ao público nesta quinta-feira (30), às 14h.

É pouco para a maior montadora -- em quantidade de vendas -- do planeta.

Uma das raras novidades presentes é o protótipo FV2, de apenas um lugar, com visual que lembra o fime de ficção científica "Tron". Ele surpreende por não ter volante: é guiado a partir de gestos do motorista e, segundo a fabricante, pode se adaptar sozinho a diferentes condições de trânsito, prevendo congestionamentos ao se conectar com outros veículos. 

Leonardo Benassatto/Futura Press
Desenvolvido para o GT6, superesportivo FT-1 ganha vida em escala real no Anhembi Imagem: Leonardo Benassatto/Futura Press
Outro protótipo que a marca apresentou é o FCV, dono de um visual controverso, com entradas de ar gigantes na frente e traseira fora do comum. Ele traz propulsão movida a células de hidrogênio, totalmente limpa, que emite apenas água, mas ainda é muito cara para ser implementada em série -- os preços seriam estratosféricos.
Rahel Patrasso/Xinhua
Toyota FV2 é veículo individual que pode ser controlado sem volante Imagem: Rahel Patrasso/Xinhua
O terceiro protótipo, este sim de encher os olhos, é o belíssimo FT-1, desenvolvido inicialmente para o jogo de videogame Gran Turismo 6 e que ganhou versão física, com visual bem arrojado e pegada europeia.

A Toyota também revelou a série especial Limited Edition da Hilux, baseada na versão SRV diesel 4x4 e que traz de série acessórios como friso lateral e capota marítima. A tiragem prevista é de apenas 3.000 unidades. A SW4, por sua vez, ganhou uma versão de sete lugares.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo