Topo

Chevrolet faz show no Salão e mostra Cruze de cara nova e Spin aventureira

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

29/10/2014 18h47Atualizada em 02/12/2014 16h22

Das quatro maiores montadoras em atividade no Brasil, a General Motors é, sem dúvidas, aquela que menos modificou sua linha de produtos ao longo de 2014. Justamente por isso, esperava-se por novidades fortes para o Salão de São Paulo 2014, mas o que se viu foi mais show e menos lançamentos.

O carro que mais chamou a atenção no estande, e sem causar tanta empolgação assim, foi o Cruze reestilizado, tanto na configuração hatch quanto na sedã. O novo visual segue o padrão do modelo vendido nos Estados Unidos: assim, tem frente um pouco mais rebuscada, incluindo divisórias horizontais cromadas na grade frontal e outros apliques cromados dispostos de forma generosa pelo para-choque. O conjunto óptico dianteiro foi ligeiramente modificado, enquanto os nichos de luzes de neblina trazem também LEDs diurnos.

O novo Cruze também ganhou acabamento interior mais próximo ao segmento premium na versão LTZ, com couro sintético bicolor e costura pespontada, além de componentes tecnológicos como acionamento do motor na chave, como no Malibu. O motor é o mesmo Ecotec 1.8 flex de antes, capaz de render 144 cv (etanol), com transmissão manual ou automática de seis marchas. 

Por outro lado, a lista de celebridades que participaram da cerimônia foi extensa: os apresentadores de televisão Rodrigo Faro e Otaviano Costa, o rapper Thaíde, a cantora Deise Cipriano, do antigo conjunto Fat Family, o bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi e até o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marín, de quem a GM se tornou patrocinadora. A participação de Marín se limitou a presentear o presidente mundial da Chevrolet, Dan Ammann, com uma camisa da seleção.

Marín na Chevrolet - Rodolfo Buhrer/Folhapress - Rodolfo Buhrer/Folhapress
Encontro de presidentes: o da CBF presenteia o da Chevrolet com camisa da seleção
Imagem: Rodolfo Buhrer/Folhapress
HORA DA AVENTURA
A minivan Spin caiu na modinha aventureira com a versão que parece ter nome de iogurte, Activ: faróis com moldura preta, lanternas escurecidas, apliques nos paralamas, parachoques retrabalhados, rodas de 16 polegadas, saias e decalques laterais estão entre as diferenças para a Spin convencional.

Também há novidades na decoração interna, que ganhou detalhes em prata no painel, fundo predominantemente preto e tecido com desenho exclusivo. Mas o maior impacto estético, claro, é causado pelo estepe pendurado na tampa do porta-malas, tal qual no Ford EcoSport. 

Chevrolet Spin Activ - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
Spin Activ repete tática de outros aventureiros e pendura estepe na tampa do porta-malas
Imagem: Leonardo Felix/UOL
Trem-de-força sem mudanças: motor EconoFlex 1.8 de 108 cv e câmbio manual ou automático de seis marchas, o que significa que, assim como acontece com outros aventureiros, a Spin Activ só tem de off-road mesmo o visual. E olhe lá.

O lançamento oficial de Spin Active e Cruze, o que inclui preços e detalhamento de pacotes, será feito no decorrer de novembro.

GRINGOS E CONCEITOS
Em seu estande, a Chevrolet também exibe o novo Corvette Stingray e a versão Z28 do Camaro (não há qualquer informação sobre a vinda desses veículos ao Brasil), além de duas versões conceituais do compacto Onix (uma se chama Track Day e é equipada com o mesmo propulsor de 1,8 litro do Cruze; a outra, denominada Effect, tem modificações apenas decorativas), uma da picape S10 (chamada High Country, e que deve originar uma nova versão de topo), e uma do Cobalt (que nem nome tem, servindo mais como brincadeira de customização).