Topo

Jipinho nacional da Honda chama-se HR-V e usa motor 1.8 do Civic

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

28/10/2014 17h39

Após meses de suspense, a Honda enfim revelou como se chamará o jipinho que fabricará no Brasil a partir de 2015. O SUV compacto foi batizado aqui com a mesma sigla dos Estados Unidos, México e Europa: HR-V, nome um pouco menos estranho do que aquele usado na Ásia: Vezel.

O modelo foi apresentado pela primeira vez no país nesta terça-feira (28), no primeiro dia de imprensa do Salão de São Paulo, e terá as vendas iniciadas já no primeiro trimestre de 2015.

Honda HR-V - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
O nome é esse mesmo: HR-V (Vezel em outros países) é o SUV compacto da Honda
Imagem: Leonardo Felix/UOL
Algumas surpresas permearam o lançamento: a marca japonesa anunciou que o HR-V usará só um tipo de motor, o i-VTEC de 1,8 litro que equipa o sedã Civic. Ele é flex -- com tecnologia que dispensa o reservatório de gasolina para partida a frio -- e rende 140 cavalos de potência. A transmissão será sempre CVT (continuamente variável), tipo de câmbio usado no sedã pequeno City e no monovolume Fit, com quem compartilha plataforma.

Isso significa que o utilitário ficará um patamar acima dos jipes compactos mais populares, como Ford EcoSport e Renault Duster, mas um pouco abaixo de SUVs mais parrudos, caso do Hyundai ix35. A produção ocorrerá de forma integral na fábrica de Sumaré (SP), deixando espaço apenas para o City e o Fit na novíssima unidade de Itirapina (SP), a ser inaugurada no comecinho do ano que vem.

NOVO CR-V VEM AÍ
Em sua apresentação, a Honda resolveu focar mesmo nos SUVs. Além do HR-V, o CR-V 2015 também foi mostrado pela primeira vez aos brasileiros. Reestilizado, o crossover agora traz uma feição mais próxima à atual identidade visual da marca (chamada de "cara de asa", numa tradução pobre do inglês), e passa a incorporar faróis com luzes diurnas de LED, parachoques um pouco mais "poluídos" por apliques (na traseira, o cromado chega a invadir as lanternas) e rodas com desenho mais esportivo.

Honda CR-V - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
Esta é a cara nova do crossover CR-V, com mudanças sutis em relação ao atual
Imagem: Leonardo Felix/UOL
Por dentro, o CR-V ganhou nova central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, ajustada para aumentar a conectividade e agregar câmera de ré. Também passam a fazer parte do pacote: botão de partida com start-stop, abertura automática da porta do motorista com aproximação da chave, airbags laterais e retrovisores com luzes de indicação de seta e ajuste automático da altura do espelho para manobras. O motor é o mesmo 2.0 i-VTEC flex, de 155 cavalos (etanol), gerenciado por transmissão automática de cinco velocidades.

O novo CR-V começa a ser vendido na primeira metade do ano que vem, em versões com tração dianteira ou integral, a preços ainda não divulgados.