Carros

Asterion, de 910 cavalos, é o primeiro Lamborghini silencioso da história

Elisabeth Behrmann
Christoph Rauwald

Da Bloomberg, em Paris (França)

02/10/2014 13h11

Parte da emoção de comprar um Lamborghini é contar com um motor que ronca mais alto do que qualquer outra coisa na estrada. Isso pode mudar. A marca de supercarros da Volkswagen AG lançou o Asterion, seu primeiro veículo híbrido plug-in da história. O carro-conceito, num azul vibrante, deslizou silenciosamente para o palco da noite de gala do grupo alemão, realizada na noite de quarta-feira (1), antes do Salão de Paris.

"O som do motor é, entre outras coisas, o DNA da marca", disse Stephan Winkelmann, chefe da fabricante de carros com sede em Sant’Agata Bolognese (Itália). A opção de dirigir sem emissões e sem barulho de motor [apenas com eletricidade] pode funcionar, e nós acreditamos que pode ter futuro".

Newspress
Asterion, ainda conceito, usa três motores elétricos, que não produzem ruído, e um V10 Imagem: Newspress
O Asterion, que combina três motores elétricos com um motor V10, atingindo 910 cavalos de potência, pode ser alternado entre puramente elétrico e a combustão tradicional (gasolina). O futuro novo Lambo mostra como as emissões estão cumprindo um papel determinante mesmo entre marcas de desempenho de elite.

A indústria automotiva está fazendo esforços para lidar com regulações ambientais mais estritas e ao mesmo tempo atender à demanda dos consumidores por carros que são acessíveis e oferecem o desempenho que eles esperam.

O CEO da VW, Martin Winterkorn, expressou nesta quinta-feira (2) a preocupação de que as regulações de emissões na União Europeia se tornariam ainda mais duras depois de 2020. Dito isso, reconheceu que não haveria volta atrás, com a fabricante apresentando versões híbridas plug-in do Passat e do Porsche Cayenne. "Os automóveis e a indústria automotiva estão mudando, e essa mudança é fundamental e permanente", disse.

O Asterion, que acelera a 100 km/h em apenas 3 segundos, segundo a empresa, é maior que o Huracan e que o Aventador. Mas o modelo provavelmente não será disponibilizado na forma atual. "Para nós, existe o desafio adicional de que o DNA da nossa marca precisa ser preservado quando reduzimos as emissões”, disse Winkelmann.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo