Topo

Fiat convoca Punto, Idea, Bravo e Doblò por desgaste excessivo do câmbio

Fiat Punto T-Jet, versão apimentada do hatch, também está no recall - Murilo Góes/UOL
Fiat Punto T-Jet, versão apimentada do hatch, também está no recall Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/09/2014 12h06

A Fiat do Brasil convocou, nesta segunda-feira (22), proprietários dos modelos Punto, Idea, Bravo e Doblò, tanto versões que utilizam transmissão manual quanto aquelas equipadas com a automatizada Dualogic, para troca de óleo lubrificante da caixa de câmbio e substituição de componentes da engrenagem da primeira marcha -- este último serviço só vale para veículos acima de 40 mil quilômetros rodados.

Segundo a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça, estão envolvidas no chamado 86.986 unidades, todas fabricadas entre 1º de fevereiro de 2012 e 22 de fevereiro de 2014, e possuem as seguintes numerações de chassis: Segundo a montadora, uma falha no sistema de transmissão pode levar ao desgaste prematuro desses componentes, gerando dificuldades para engatar a primeira marcha e, consequentemente, fazer o veículo arrancar. Em casos extremos, o problema pode "acarretar acidentes com eventuais riscos de danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros".

O atendimento, disónível em todas as concessionárias da marca, tem início já nesta segunda, sempre mediante agendamento e em horário comercial. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 707 1000, ou pelo site www.fiat.com.br. A montadora estima tempo de serviço de até uma hora para troca de óleo, chegando a 10 horas caso seja preciso substituir itens da engrenagem.