Carros

Renault Sandero e Logan ganham câmbio automatizado por R$ 2.400

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/09/2014 11h27

A Renault anunciou nesta quinta-feira (11) que os modelos Sandero e Logan, ambos de geração renovada, passam a oferecer câmbio automatizado. Trata-se de uma nova transmissão, chamada de Easy’R, que substitui a antiga caixa automática de quatro velocidades. O novo câmbio tem cinco marchas e só pode equipar as versões com motor 1.6 HiPower de 8V (Expression e Dynamique).

Ele custa adicionalmente R$ 2.400. A notícia foi antecipada por UOL Carros durante a apresentação do modelo, no final de junho.

Segundo a marca, o novo equipamento consegue melhorar em cerca de 20% o consumo de combustível em comparação à transmissão automática convencional (com conversor de torque) utilizada pela geração anterior.

Divulgação
Sandero e Logan Easy'R completam a gama dos hatches da Renault Imagem: Divulgação
O Easy’R utiliza um sistema eletroeletrônico da ZF, empresa alemã especialista em transmissões, e levou três anos para ser desenvolvido -- de acordo com a Renault, foram mais de um milhão de quilômetros rodados em testes dinâmicos com os novos Sandero e Logan, em três continentes diferentes. Essa tecnologia faz sua estreia mundial em carros da montadora francesa no Brasil.
Divulgação
Alavanca do câmbio Easy'R é igual à de carros manuais Imagem: Divulgação

O Easy’R ainda permite ao motorista trocar as marchas com toques sequenciais na alavanca. Outra opção oferecida pela transmissão é a função "Creeping", que faz com que o veículo se mova lentamente quando se tira o pé do freio com o veículo engatado (em primeira marcha ou marcha a ré). O Creeping também ajuda em rampas.

O QUE É AUTOMATIZADO?
O câmbio automatizado, diferentemente dos automáticos convencionais, pode ser explicado como um sistema que possui embreagem e um câmbio mecânico semelhante ao da versão manual, mas que usa um sistema eletrônico controla a embreagem e faz as trocas automaticamente.

Os tipos de câmbio que existem

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Automático, automatizado, CVT...

    Conheça todos os tipos de câmbio existentes e saiba por que a transmissão CVT foi feita para quem não gosta de dirigir.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo