Topo

Discovery Sport estreia em Paris, SP e no espaço

Land Rover Discovery Sport ao lado da nave espacial Virgin Galactic - Divulgação
Land Rover Discovery Sport ao lado da nave espacial Virgin Galactic Imagem: Divulgação

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

03/09/2014 16h03Atualizada em 29/09/2014 19h29

No Salão de Genebra (Suíça), a Land Rover já havia afirmado que transformaria o Discovery em uma família com três modelos, nos moldes da Range Rover. E, após lançar a nova linha do Discovery tradicional, a marca inglesa prepara para o Salão de São Paulo (SP), em outubro, o segundo membro da submarca, o Discovery Sport, conforme apurou UOL Carros junto a fontes da marca.

De porte menor em relação ao irmão mais velho, o Discovery Sport fará sua estreia mundial no Salão de Paris (França), no fim de setembro, mas já teve suas primeiras imagens e informações oficiais divulgadas esta semana. O utilitário chega ao Brasil em 2015 e, conforme UOL Carros apurou, deve custar um pouco menos que os R$ 254 mil pedidos pelo Discovery 4 de entrada.

Para promover o lançamento, a fabricante criou uma promoção bastante agressiva: fãs da marca poderão se cadastrar no site da campanha, gravar um vídeo de 30 segundos, em que respondem à pergunta "você está pronto para descobrir?", e indicar mais três amigos para concorrer a uma viagem ao espaço.

Não, você não leu errado: o prêmio são quatro bilhetes, no valor estimado de R$ 560 mil cada, para uma das excursões espaciais que a Virgin, empresa do bilionário Richard Branson, planeja realizar nos próximos anos. É claro que, para recebê-lo, os vencedores terão de passar por um programa de adaptação às condições da viagem, incluindo ausência de gravidade. A previsão é de que o embarque mesmo só ocorra em 2016.

Antes de chegar lá, os mais de 40 países participantes, incluindo o Brasil -- que será incluído na lista a partir de quinta-feira (4) --, farão seletivas próprias para escolher os ganhadores locais. No caso brasileiro, o quarteto vencedor será anunciado em 9 de novembro, durante o Salão de São Paulo, e ganhará hospedagem durante um fim de semana no Centro de Treinamento da Land Rover do Brasil, num hotel-fazenda de Itatiba (SP), onde poderá testar e receber aulas de direção a bordo dos modelos da marca.

O SUV
O Discovery Sport contará com duas opções de motor: o 2.0 Si4 a gasolina, de 240 cavalos e injeção direta, e o 2.2 turbodiesel nas versões TD4 e SD4, que rendem 150 e 190 cv, respectivamente. O câmbio é o mesmo ZF de nove marchas que já equipa o Range Rover Evoque. A montadora abriu poucas informações sobre se o modelo incluirá tecnologias mostradas no protótipo Discovery Vision Concept, durante o Salão de Nova Iorque (Estados Unidos), como o capô transparente e os faróis de laser.

Do conceito, o Discovery Sport carregou diversos traços estéticos, especialmente na dianteira e nas laterais. Já a traseira mudou bastante, recebendo lanternas mais largas e estreitas, e nicho centralizado para a placa. Ao contrário do Vision Concept, o Discovery Sport não terá as portas de trás com abertura estilo suicida.