Carros

Dica rápida: rodar com o tanque na reserva pode causar danos ao seu carro

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/08/2014 19h55

Rodar constantemente com o ponteiro do marcador de combustível na reserva, algo comum para quem abastece o carro aos poucos em vez de encher o tanque, pode causar danos importantes ao veículo.

Antônio Cesar Lopes, consultor da Oficina Brasil (rede de lojas especializadas em manutenção automotiva), afirma que um dos possíveis problemas são os resíduos que se acumulam no fundo do tanque -- uma parte do automóvel que jamais é lavada. Com menos líquido para manter diluída a "sujeira" trazida pelo próprio combustível, ela fica concentrada e pode entupir os bicos injetores, levando o carro a engasgadas e até a uma falha total do motor.

Outro fator de risco é a temperatura da bomba de combustível. Com menos líquido ela é obrigada a funcionar em temperaturas mais altas, já que o próprio combustível no tanque ajuda a resfriá-la. O desgaste é maior, e a vida útil da bomba, menor.

Consertar um defeito causado por rodar com pouco combustível no tanque pode pesar no bolso. Por exemplo, o preço de uma nova bomba de combustível varia entre R$ 150 e R$ 300.

Por isso, o recomendável é abastecer o carro antes que a luz indicadora da reserva se acenda no painel. "Sem contar que, por distração, o motorista pode enfrentar a 'pane seca', que é ficar sem combustível; além de parar no meio do trânsito, é infração passível de multa", lembra Lopes.

Guia de luzes no painel

  • Imagem: Murilo Góes/UOL
    Murilo Góes/UOL
    Imagem: Murilo Góes/UOL

    Luz do tanque de combustível na reserva

    Esta é a luz que se acende quando o volume do tanque de combustível entra na reserva. Conheça essa e outras luzes do painel do seu carro


 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo