!

Carros

Cor ousada, que marca estreia do carro, segue à venda a partir de R$ 990

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/08/2014 14h33

Para ressaltar a estreia de um determinado modelo, fabricantes criam cores especiais para a "versão de lançamento". Elas normalmente são oferecidas apenas nas primeiras unidades (como se pertencessem à uma série limitada), mas em outros casos continuam no catálogo, vendidas como opcional -- UOL Carros encontrou preços de R$ 990 a pouco mais de R$ 2.000.

A cor é mais um recurso dos departamentos de marketing das montadoras, que enxergam uma oportunidade extra de cativar o consumidor. "Cores diferenciadas chamam a atenção. Estamos cada vez mais vendo cores de efeito e marcantes, como as do lançamento do Uno", afirma Isabella Vianna, do centro estilo da Fiat. O Uno citado por Isabella é o de nova geração, apresentado em 2010. Na ocasião, teve quatro cores de lançamento: amarelo "Citrus" (que ficou conhecido pelo público como "marca-texto"), azul "Splash", verde "Box" (versão Way), e o laranja "Nemo", da versão Sporting. Todas já saíram do catálogo.

No momento, é o azul que domina os lançamentos automotivos: as novas gerações de Renault Sandero, Nissan March e Honda Fit exploraram essa cor recentemente; em 2013, Volkswagen Golf, Ford New Fiesta e Nissan Sentra fizeram o mesmo, com variações de tom e de tipo de pintura. O cliente que desejar um desses carros na cor especial também vai pagar mais caro

Nas ruas brasileiras, porém, a realidade ainda é o predomínio de prata, branco, preto e cinza (87% dos carros vendidos em 2013 de acordo com as fabricantes de tinta Axalta e PPG). Dessas quatro cores, três podem ser do tipo liso (ou sólido), que geralmente não tem custo extra. Além de evitar o aumento no preço, o comprador de carro também acredita que cores fora desse quarteto podem dificultar a revenda. 

Não resta dúvida que as ruas brasileiras poderiam ser mais divertidas se 24 cores que UOL Carros listou abaixo fossem (ou tivessem sido), além de chamativas, sucesso de vendas. Confira:

CORES DE ESTREIA AINDA DISPONÍVEIS:

Murilo Góes/UOL
Ford EcoSport 2012 na cor laranja "Savana" Imagem: Murilo Góes/UOL
Segunda geração do Ford EcoSport, mostrada em diversas cores durante uma série de eventos em 2012, foi lançada oficialmente nesta cor laranja, chamada pela marca de "Savana". O carro ficou bacana com a cor; UOL Carros fez um álbum exclusivo com 80 fotos do modelo, que você pode conferir clicando aqui. Oferecida como opcional, esta cor custa R$ 1.085.

DIvulgação
Ford New Fiesta 2013 na cor azul "California" Imagem: DIvulgação
A cor de lançamento da versão nacionalizada do New Fiesta hatch foi este forte azul escuro, chamado de "California". É uma das cores de estreia que permanecem no catálogo, ao preço de R$ 1.270.

Divulgação
Ford Ranger 2012 na cor azul "Aurora" Imagem: Divulgação
Nova geração da Ranger, global, foi apresentada à imprensa brasileira em 2012. Da enorme frota de picapes de teste para os jornalistas, cerca de metade trazia este bonito azul "Aurora", ainda disponível como opção por R$ 1.800.

Murilo Góes/UOL
Nissan March 2014 na cor azul "Pacific" Imagem: Murilo Góes/UOL
Após o término da construção da fábrica da Nissan em Resende, era hora de nacionalizar o March, até então era importado do México. Para a apresentação do modelo nacional, a Nissan criou duas unidades especiais do compacto, uma verde e outra amarela (que podem ser vistas aqui), mas a cor escolhida para a estreia oficial foi um agradável tom de azul metálico, o "Pacific" (preço: R$ 990).

Divulgação
Renault Duster 2011 na cor verde "Amazônia" Imagem: Divulgação
A cor de lançamento do Renault Duster, o primeiro real concorrente do EcoSport, foi o verde "Amazônia". A cor não é feia e casa bem com a proposta do SUV, que é a de ser a "porta de entrada" para o cliente de off-road no Brasil. É oferecida R$ 1.350.

Divulgação
Renault Logan 2013 na cor marrom "Cobre" Imagem: Divulgação
A Renault apostou que este tom escuro de marrom, metálico, ajudaria na mudança de perfil do Logan, que desejava descartar a aparência de carro barato em favor de um visual mais refinado. Na opinião de UOL Carros, funcionou. Custa R$ 1.090.

Divugação
Renault Sandero 1.6 2014 na cor azul "Techno" Imagem: Divugação
A nova geração do Sandero, recém-lançada no Brasil, foi outra a apostar no azul. A cor foi apelidada de "Techno" e custa adicionais R$ 1.095. É bonita, mas pode enjoar, assim como quase todos os outros "azuis" já citados.

Murilo Góes/UOL
Volkswagen Golf 2013 na cor azul "Pacific" Imagem: Murilo Góes/UOL
Não se deve confundir o azul do March com este do Golf: ambos têm o mesmo nome, apesar das tonalidades diferentes (o do Nissan é mais escuro que o do Volkswagen, embora seja parecido quando visto de longe). Ambos agradam, ambos enjoam. O Golf nesta cor sai por R$ 1.011 extras.

DIvulgação
Volkswagen Saveiro Cross 2010 na cor laranja "Atacama" Imagem: DIvulgação
Este tom de laranja quase fosco, conhecido como "Atacama", foi utilizado nos lançamentos da Saveiro Cross e do CrossFox, em 2010. Apenas 200 unidades da picape foram fabricadas nesta cor. O hatch ainda oferece o tom, por R$ 2.018.

Divulgação
Volkswagen Saveiro Cross 2013 na cor laranja "Canyon" Imagem: Divulgação
Para inaugurar a reestilização da Saveiro, em 2013, a Volkswagen criou um novo tom de laranja, mais forte e fluorescente que o laranja anterior, e o batizou como "Canyon". Está no catálogo do modelo, por R$ 1.385.


CORES QUE FORAM ABANDONADAS:

Divulgação
Chevrolet Agile 2009 na cor amarelo "Carman" Imagem: Divulgação
Em 2009 a Chevrolet finalmente propôs um rival ao Volkswagen Fox e lançou o Agile, hatch baseado no SUV conceito GPiX. Além do desenho controverso, a cor de lançamento do carro (hoje, abandonada) foi este amarelo que, pensando bem, nem parece amarelo...

Divulgação
Chevrolet Montana 2010 na cor verde "Jásper" Imagem: Divulgação
Em 2010 a picape Montana recebeu o visual do Agile, para desespero de fãs do modelo que até hoje dizem preferir o desenho da geração anterior. Para o lançamento, a Chevrolet criou um tom "cru" de verde, chamado de "Jásper", que não combinou muito com a proposta do carro... Segundo a marca, apenas "algumas unidades" foram produzidas na exótica tonalidade.

Divulgação
Citroën C3 2003 na cor azul "Bleu Lucia" Imagem: Divulgação
Na década passada, em 2003, a Citroën lançou a primeira geração do C3 no Brasil com o mote de ser o pioneiro hatch premium do mercado. A cor de estreia foi um azul claro metálico, chamado de "Bleu Lucia" ("bleu" é azul em francês). A cor combinava com a proposta do carro, de ser mais requintado que os rivais, mas chamá-la de "azul calcinha" foi inevitável. 

Arte sobre Divulgação
Uno 2010 nas cores amarelo "Citrus", verde "Box", azul "Splash" e laranja "Nemo" Imagem: Arte sobre Divulgação
Em 2010 o Uno foi reinventado pela Fiat. A marca criou vários "frufrus" para o carrinho, como adesivos externos e personalização interna. E, claro, foram várias cores de lançamento -- entre elas, as quatro (amarela, verde, azul e laranja) mostradas na imagem acima e citadas no início da reportagem. Todas já foram abandonadas.

Arte sobre Divulgação
O retorno: Fiat Palio 1996 e 2007, ambos na cor verde Imagem: Arte sobre Divulgação
A Fiat lançou o Palio no Brasil em 1996 e uma das cores de estreia, além de um azul claro e um laranja bem quente, foi este verde, que até não caiu mal no carro, mas não fez sucesso. Onze anos mais tarde a marca lançou a segunda geração do modelo, que repetiu a cor da década anterior.

Divulgação
Fiat Idea 2005 na cor laranja; inspiração para o laranja "Nemo" de 2010? Imagem: Divulgação
Parece que o laranja "Nemo" (a Fiat não confirma, mas também não nega que o nome do peixe da animação da Disney/Pixar) já estava marcado para fazer sucesso no Uno Sporting: em 2005, o monovolume Idea ofereceu tonalidade parecida na configuração topo de gama HLX.

Divulgação
Volkswagen Voyage 2008 na cor vermelho "Apple" Imagem: Divulgação
Após o lançamento do Gol em 2008, a Volks ressuscitou o sedã Voyage (que havia deixado de ser produzido em 1996). A cor de apresentação do modelo também foi vermelha, mas num tom menos "amarronzado" e mais "rosado" que o do Gol. Ganhou o apelido de vermelho "Apple" (de maçã, em inglês).

Divulgação
Ford EcoSport AWD 2004, modelo 2005, na cor amarela Imagem: Divulgação
Em 2004 a Ford preparou uma versão topo de gama para o EcoSport, equipada com motor 2.0 e tração integral (AWD); sua cor de lançamento foi este amarelo sólido. Não ficou tão estranho, mas também não fez sucesso.

Arte sobre Divulgação
Ford New Fiesta Sedan 2011 nas cores vermelho "Magenta" e verde "Coimbra" Imagem: Arte sobre Divulgação
A Ford lançou o New Fiesta Sedan no Brasil antes do hatch. Durante a apresentação, em 2010, duas belas cores, hoje abandonadas, chamaram a atenção: o vermelho "Magenta", puxando para o rosa, e um tom marcante de verde claro, chamado de "Coimbra" (que também foi oferecido pelo New Fiesta hatch, mas por pouco tempo).

Divulgação
Volkswagen Gol 1.6 Power 2008 na cor vermelho "Radiante" Imagem: Divulgação
Em 2008 a Volkswagen lançou a atual geração do Gol. O carro do lançamento foi mostrado na cor vermelho "Radiante", uma espécie bacana de vinho metálico, bem próximo do marrom, que o deixou com uma cara exclusiva: apenas 50 unidades nesta cor foram produzidas.

Divulgação
Peugeot 207 2008 na cor azul "Neysha" Imagem: Divulgação
No final da década passada a Peugeot lançou um interessante tom escuro de azul, chamado de Neysha, para a gama do compacto 207. No caso do hatchback (foto), apenas 30 unidades foram pintadas nesta cor.


CORES DE ESTREIA DE CARROS FORA DE LINHA:
Divulgação
Chevrolet Vectra GT-X 2008 na cor laranja "Volcano" Imagem: Divulgação
Apenas dez unidades do Chevrolet Vectra GT (hatchback) saíram da fábrica na bela cor laranja "Volcano" -- no caso, foram dez carros da versão GT-X (topo de gama). Para reconhecê-los, além da cor, basta notar as letras das placas de licença: são todas GEN (de General Motors). 

Divulgação
Chevrolet Vectra GT-X 2010 na cor azul "Arian" Imagem: Divulgação
Após a reestilização de 2010, o Vectra (hatch e sedã) começou a ser chamado pela GM de "Next Edition". Na ocasião, a cor de lançamento do hatch (substituído pelo Cruze Sport6 em 2012) foi este bonito azul escuro, chamado de "Arian". Foram fabricadas poucas unidades; UOL Carros rodou bastante com uma delas, que logo foi apelidado de "Azulão".

Divulgação
Peugeot 206 SW Escapade 2006 na cor amarelo "Persépolis" Imagem: Divulgação
Só o nome da cor, neste caso, já vale a lembrança. Durante a passagem da perua 206 SW pelo mercado brasileiro, a exótica cor amarelo "Persépolis" (uma espécie de dourado sem brilho) fez parte do catálogo -- e, por incrível que pareça, relativo sucesso entre os compradores do modelo.
 

Receba notícias pelo Whatsapp sobre:

Mais Carros

Topo