Carros

Lamborghini Latinoamérica deve voltar a fazer carros na Argentina

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/07/2014 13h31

Após especulações sobre uma possível fabricação no Uruguai, a Lamborghini Latinoamérica deve escolher a Argentina como sede para produção de seus carros esportivos. As informações são do jornal argentino Tiempo.

Segundo a publicação, a ideia da filial latino-americana da Lamborghini, cujos direitos pertencem ao mexicano Joan Ferci, é aproveitar a nova lei argentina que concede incentivos para fabricantes de veículos fora-de-série. O objetivo da marca é exportar cerca de 95% da produção e gerar entre 5 e 8 mil empregos. O do governo argentino é promover o país para, quem sabe no futuro, tornar-se um produtor de superesportivos e carros premium para todo o mundo.

Divulgação
Lamborghini Coatl era o projeto menos polêmico Imagem: Divulgação
Importante dizer que as operações da Lamborghini Latinoamérica funcionam independente da matriz italiana e que os carros da filial latina nada têm a ver com os modelos atuais da empresa europeia -- como não se pode utilizar as plataformas e bases estruturais mais recentes da fabricante de superesportivos (por uma questão de acordo e de custos), a empresa latino-americana constrói carros baseados nos modelos anteriores, das décadas de 1980 e 1990 (Countach, Diablo etc.).

AFINAL, O QUE É LAMBORGHINI LATINOAMÉRICA?
Em 1995, Joan Ferci comprou os direitos da Lamborghini para a América Latina durante uma crise da fabricante italiana -- que acabou comprada pelo Grupo Volkswagen em 1998. O contrato, à época, foi finalizado com 99 anos de duração. O acordo previa autorização para exportação e fabricação dos carros da Lamborghini.

Divulgação
O esportivo Eros-9 é outra "excentricidade" da empresa Imagem: Divulgação
Ferci chegou a fabricar na Argentina os modelos Eros, Coatl entre 2000 e 2001. Após uma breve pausa em 2002 e o  retorno em 2003, a empresa também produziu o (bizarro) Lamborghini Alar. O site oficial da empresa (em espanhol) pode ser acessado por este link.

Em 2010, o empresário anunciou que a nova planta seria em Santiago Del Estero (Argentina), mas a sede nunca chegou a ser construída. O local da nova fábrica ainda não revelado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo