Topo

GM paralisa vendas de modelos Cadillac nos EUA por não saber corrigir falha

Cadillac CTS 2014 cupê (imagem) e perua estão envolvidos na ordem   - Divulgação
Cadillac CTS 2014 cupê (imagem) e perua estão envolvidos na ordem Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/07/2014 11h07

A vida continua difícil para a General Motors em seu próprio país. Após iniciar o segundo recall por falhas na ignição de seus automóveis, no fim de julho, acrescentando 8,23 milhões de unidades, a montadora paralisou neste mês a venda de dois modelos da Cadillac nos Estados Unidos, por não saber ainda como corrigir o problema nesses carros.

Os envolvidos são o sedã CTS, ano-modelo de 2003 a 2013, cupê e perua CTS 2014, e o utilitário SRX, linhas 2004, 05 e 06 -- trata-se, portanto, de uma gama com carros usados e zero quilômetro. De acordo com o site americano Automotive News, a GM emitiu a primeira ordem de interrupção das vendas para as concessionárias em 2 de julho, atualizando a notificação seis dias mais tarde. Os documentos foram registrados no NHTSA (Administração Americana de Segurança do Tráfego Rodoviário).

"Esta ordem ainda ficará vigente por algum tempo. Estamos tentando achar uma solução comum, mas ainda não conseguimos encontrá-la", admitiu à publicação o porta-voz da fabricante nos EUA, Alan Adler. 

Cadillac SRX 2005 - Divulgação - Divulgação
Concessionárias também não podem vender linhas 2004, 05 e 06 do SUV SRX
Imagem: Divulgação
 O problema com a ignição dos Cadillac é similar àquele detectado em 4.375 unidades do Chevrolet Camaro importado ao Brasil, e que já gerou recall por aqui: quando o automóvel está ligado, a chave fica suscetível a girar no sentido anti-horário em caso de contato com o joelho do motorista, desligando o carro.

Isso gera riscos de o veículo sofrer uma parada repentina em via movimentada, com desligamento também do sistema de direção assistida e dos airbags, que não seriam acionados em caso de colisão.

Proprietários dos modelos em questão já foram alertados a deixar as chaves sem qualquer tipo de chaveiro, incluindo as correntes que o ligam à base da chave, para minimizar as chances de incidente. Além disso, a montadora estuda trocar as chaves por outras menores.