Carros

Fracasso nas vendas pode fazer GM "desligar" o elétrico Opel Ampera

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/07/2014 16h29

O sonho do carro elétrico acabou. Pelo menos para a General Motors e sua subsidiária europeia, a Opel, que já estuda parar de fabricar o Ampera em 2015, quando deveria receber um facelift para o ano-modelo seguinte.

O Ampera é a versão para a Europa do Chevrolet Volt. Com visual mais agressivo e o mesmo tema "elétrico" no nome (derivado de ampère, e com "a" no final para manter uma tradição da Opel), ele chegou a dividir o título de "carro europeu do ano" de 2012 com o primo americano -- mas as vendas estão em franco declínio.

Divulgação
Opel Ampera: mais bonito e mais caro que o Volt, vende menos que Ferrari Imagem: Divulgação
De acordo com o Automotive News Europe, a Opel vendeu apenas 332 Ampera na Europa até o final de maio; no ano passado inteiro foram 3.184, total que já mostrava queda de 40% em relação a 2012. O fiasco é maior em sua terra natal, a Alemanha, sede da Opel: este ano, apenas 46 unidades foram emplacadas. Cruelmente, o ANE lembra que, no mesmo período, um superesportivo que é antítese do Ampera, a Ferrari F12, emplacou 83 unidades.

Uma das causas para o fraco desempenho do Ampera (que não espelha a razoável situação do Volt nos Estados Unidos) pode ser a falta de interesse dos governos europeus em incentivar a compra de veículos elétricos e/ou de autonomia estendida. Subsídios e aquisições governamentais para frotas, além do oferecimento de infra-estrutura de recarga, são tidos como necessários para viabilizar esse tipo de carro.

Mas o mais provável é que o preço elevado seja o principal problema do Ampera: na Alemanha, ele parte de 38.620 euros (mais de R$ 115 mil). É o carro de passeio mais caro da Opel -- até a versão tourer (SW) do Insignia custa (bem) menos: 31.050 euros. O Volt, nos EUA, começa em US$ 34.185, um preço ainda caro, mas diminuído em relação à estreia, no final de 2010.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo