Carros

Pequeno roadster holandês une moderninade do motor elétrico a visual retrô

Divulgação
MK1 leva até duas pessoas sem pressa: motor elétrico da versão de entrada gera só 20 cv Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/07/2014 11h06Atualizada em 01/07/2014 11h14

Quando se fala em carro elétrico, a primeira que vem à cabeça é de um modelo com desenho e cores futuristas, que transparece a sensação de um produto mais moderno, dinâmico e "avançado" que um veículo comum. Pelo menos essa é a imagem que as montadoras tentam nos vender.

A Carice, uma pequenina fabricante holandesa de veículos "artesanais", foi na contramão dessa estratégia e resolveu inventar um elétrico totalmente baseado em um carro dos... anos 50. Para isso, se inspirou no clássico Porsche 356 e criou o MK1, pequenino roadster movido 100% a eletricidade que começou a ser vendido este mês na Europa, a partir de 26.620 euros (cerca de R$ 81.000).

Divulgação
Interior do MK1 é ainda mais nostálgico, com volante grande de três faixas, painel acabado em chapa de alumínio, mostradores analógicos centralizados e comandos acionados por interruptores estilo anos 50 Imagem: Divulgação
Dimensões não são divulgadas, mas dá para ver pelas imagens que o MK1 é muito, muito pequeno. Disponível só na configuração descapotada (a marca disponibiliza só uma proteção para o caso de chuva), o MK1 pesa meros 350 quilos, e nem poderia ser mais, já que a motorização é bastante limitada no quesito força.

A versão de entrada conta com um minúsculo propulsor elétrico de 20 cavalos, que proporciona autonomia de 112 quilômetros e demanda duas horas para recarregar sua bateria. Já o "topo de linha" vem com um motor um pouco mais imponente, de 54 cv, além de bateria maior e um gerador extra que ajuda a aumentar a autonomia para quase 200 km. Há ainda uma versão "juvenil", voltada a adolescentes entre 16 e 18 anos, que oferece incríveis 5 cavalos de potência.

Ficou interessado? Então corra, porque a Carice planeja construir apenas algumas dezenas de unidades do modelo.

Divulgação
Como o MK1 pesa só 350 kg, fabricante garante que a baixa potência do motor não tira do roadster seu caráter "esportivo". Relação peso/potência é de 17,5 kg/cv na versão básica e de 6,5 kg/cv na de topo; na "junior", fica em 70 kg/cv Imagem: Divulgação

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo