Topo

Novo Ford Ka será o 1º nacional 1.0 com controles de estabilidade e tração

Do UOL, em Sâo Paulo (SP)

18/06/2014 18h33

O novo Ford Ka será o primeiro carro nacional com motor 1 litro a oferecer controles de estabilidade, tração e de saída em aclive (respectivamente, ESC, TSC e HLA). O anúncio foi feito pela fabricante nesta quinta-feira (18). Essas funcionalidades do modelo, presentes nas versões hatch e sedã (esta denominada Ka+), serão mostradas em programa de TV neste domingo.

Novo Ford Ka - Divulgação - Divulgação
Estreia do novo Ka é em agosto; ele terá recheio considerável e motor 3-cilindros
Imagem: Divulgação
A Ford não disse, mas é quase certo que os controles serão de série apenas na versão top do compacto, a SE. Haverá ao menos mais uma variação, a S, que deve ser mais "pelada" para garantir um preço de entrada acessível.

Itens desejados pelo brasileiro, como ar-condicionado e direção assistida (no caso da Ford, elétrica), também devem ser de série na versão mais cara.

O motor do novo Ka é um tricilíndrico flex de 85 cavalos (etanol), que, segundo o Conpet (programa de eficiência energética) do Inmetro, faz do modelo o que menos emite CO2 entre todos os fabricados no Brasil -- o Renault Clio, feito na Argentina, bate o novo Ka tanto em consumo quanto em emissões (mas, ao contrário do carro da Ford, foi medido em versão sem A/C e sem assistência à direção).
Ford Ka Concept 4-portas - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Inédita, versão três-volumes do Ford Ka irá se chamar Ka+
Imagem: Murilo Góes/UOL

Os sistemas ESC, TSC e HLA são os mesmos oferecidos pelo New Fiesta nacional a partir da versão SE. São itens de segurança ativa, ou seja, entram em ação para evitar acidentes, e não apenas minorar suas consequências. Os três agem sobre os freios, e entram em ação sem a interferência do motorista (e não podem ser desligados; não há aquela famosa tecla OFF com o carrinho derrapando).

Vale lembrar que o New Fiesta usa motores Sigma 1.5 e 1.6, além de ter a opção de câmbio automático Powershift de seis velocidades. São características que servirão para diferenciá-lo do novo Ka, cuja nova geração, fabricada em Camaçari (BA), chega às lojas em agosto com apetite tão grande que é capaz de "engolir", por exemplo, o caro New Fiesta Sedan.