Topo

Carros

GM lança sistema que só deixa carro andar se todo mundo usar o cinto

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/05/2014 16h49

Em meio a dezenas de recalls provocados por riscos à segurança detectados em seus modelos, a General Motors acaba de anunciar nos Estados Unidos um equipamento que permite a movimentação do carro somente quando os cintos de segurança estão afivelados.

Thinkstock
Uso do cinto de segurança em alguns carros da GM será mais que obrigatório... Imagem: Thinkstock
Segundo o site Autoblog, o dispositivo chama-se Belt Assurance System (cujo sentido é "sistema de garantia de afivelamento") e será oferecido como opcional em carros vendidos a frotistas (pessoas jurídicas) nos EUA a partir do segundo semestre. Os modelos são os Chevrolet Cruze, Colorado e Silverado, e o GMC Sierra. 

Uma porta-voz da GM explicou que o Belt Assurance não deixa a transmissão mudar de Park a Drive enquanto os cintos de todos os ocupantes dos carros não estiverem afivelados (a ignição, porém, fica liberada). A ocupação dos assentos é detectada por sensores semelhantes aos utilizados por airbags de passageiros.

O sistema não terá custo adicional. Caso seja bem-sucedido, a GM estudará sua inclusão nos pacotes de modelos vendidos ao consumidor comum. A iniciativa tem o apoio de órgãos de segurança de tráfego dos EUA, cujas estatísticas mostram que cerca de 13% dos motoristas do país não usam cinto de segurança. No Brasil, o uso é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, sob pena de multa.

Mais Carros