Carros

General Motors anuncia novo recall, agora de 3 milhões de carros

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/05/2014 15h14

A General Motors dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (15) mais um mega-recall. Somente naquele país são 2,7 milhões de carros, picapes e SUVs, de diversos anos-modelo e marcas como Chevrolet, Pontiac e Saturn (ambas extintas), GMC e Cadillac. Incluindo unidades vendidas no Canadá, no México e no resto do mundo, a conta chega a 3 milhões de carros. A GM do Brasil ainda não se pronunciou.

Divulgação
Chevrolet Malibu 2014: mal foram lançadas, 140 mil unidades voltam às oficinas Imagem: Divulgação
Os problemas que motivaram o recall desta quinta incluem possíveis defeitos nos freios, nas luzes de freio e nos limpadores de parabrisa. Desde janeiro, a GM já teve de fazer 24 recalls, num total de 11,2 milhões de carros, afirma o jornal Automotive News. No caso deste, apesar dos relatos de alguns acidentes que podem ter sido causados pelos defeitos citados, não há registro de mortes.

A GM espera gastar cerca de US$ 200 milhões com este novo recall.

A maior parte dos veículos envolvidos -- cerca de 2,4 milhões de unidades -- podem apresentar problemas nas luzes de freio. Foram fabricados entre 2004 e 2012, e incluem o Chevrolet Malibu (que chegou a ser importado ao Brasil), o Saturn Aura e o Pontiac G6. O possível problema está na fiação que comanda as luzes de frenagem, que podem não funcionar quando necessário, ou então acender sem que haja acionamento dos freios.

Segundo o Automotive News, a GM recebeu centenas de reclamações sobre luzes de freio destes modelos, incluindo o relato de 13 acidentes (sem vítimas fatais). Um recall bem mais limitado foi feito em 2008.

Jonathan Ernst/Reuters
Mary Barra, presidente da GM: cargo é só dor de cabeça Imagem: Jonathan Ernst/Reuters
O Malibu 2014 (que não chegou a ser lançado no Brasil) também foi chamado nesta quinta; cerca de 140 mil carros podem apresentar problemas num módulo eletrônico da frenagem; pelo menos quatro acidentes podem ter sido causados por essa falha. O equipamento será reprogramado.

Os esportivos Corvette fabricados entre 2005 e 2007 tiveram quase 112 mil unidades chamadas para verificação do farol baixo; a GM admite centenas de reclamações a respeito do problema, mas diz que não há registro de acidentes.

A Cadillac, marca de luxo da GM, entra com pouco mais de 19 mil unidades do CTS (2013-14), cujos limpadores de parabrisa podem não funcionar caso o veículo seja religado com o equipamento em funcionamento. Por fim, cerca de 480 picapes Chevrolet Silverado e GMC Sierra, e do SUV grande Chevrolet Tahoe, podem apresentar problemas na caixa de direção.

VIGILÂNCIA
A desconfiança em relação à General Motors aumenta à medida que os recalls envolvem tanto carros fabricados muito antes da crise de 2008 e da concordata de 2009, quanto outros que mal saíram das fábricas, supostamente já representantes de uma "nova GM", pós-concordata e pós-ajuda estatal, concedida durante o primeiro mandato do presidente Barack Obama (e já ressarcida).

De acordo com Jeff Boyer, que em março assumiu o inédito cargo de chefe de segurança automotiva da GM, os recalls em série visam a resolver problemas antigos e/ou persistentes nos modelos do grupo. Também segundo ele, o controle de qualidade para carros novos aumentou. A GM mais que dobrou sua equipe de especialistas em segurança, de 20 funcionários para 55.

A nova função assumida por Boyer e o reforço no time são ações da nova CEO da GM, Mary Barra, que assumiu o cargo em janeiro. A companhia atualmente é alvo de pelo menos quatro investigações por parte do governo dos EUA.

Com Agências

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo